APARECIDA: população cobra distribuição da merenda escolar e secretário explica

Nova lei garante alimentos da merenda escolar a alunos sem aula.


13/04/2020 13:12

Moradores do município de Nossa Senhora Aparecida cobraram por meio do Política de Fato a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram suspensas as aulas na rede pública de educação básica devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com internauta, no Povoado Cruz das Graças, verduras e frutas, que estão na geladeira, estão se perdendo em decorrência do período sem aulas. “Será que a administração acha melhor jogar no lixo e tanto alunos passando fome”, desabafa.

De acordo com o Secretário de Educação, José Silva, o uso da merenda dependia da liberação e a distribuição foi garantida, somente, após o Governo Federal sancionar a Lei 13.987, de 2020. A lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na terça-feira (7).

Porém o secretário comentou que, em relação as verduras, sugeriu que fizesse a merenda no último dia de aula e o restante fosse distribuído aos alunos: “Eu orientei correndo o risco, mas orientei”, disse José Silva.

Outro ponto destacado pelo secretário, é que o Governo não autorizou a compra de merenda, mas apenas o que está em estoque. Segundo ele, o município está com 50% da merenda. Mas alerta uma situação: “e se aulas voltarem a partir do dia 20?”, enfatiza ao abordar que a suspensão está prevista até esta data tendo como referência o decreto do Governo de Sergipe que determinou o distanciamento social até o dia 17 de abril.

O secretário acrescentou que a distribuição ainda necessita de uma liberação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Justifica que na quinta e sexta-feira, da Semana Santa, não foi possível esta reunião, então, esta semana deve deliberar sobre a distribuição.

Por fim, o secretário disse que entende a preocupação, mas está sendo cauteloso para evitar responder processo administrativo. Hoje realizou algumas reuniões e a destinação está sendo encaminhada. “Além disso, teremos cautela para evitar comentários sobre favorecimento”, finalizou.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.

PREFEITURA DE ESTANCIA