Covid-19: Aparecida entre os municípios brasileiros com maior vulnerabilidade

Na matéria, o JC informa que em Sergipe existem dez cidades entre as mais vulneráveis de todo o Brasil.


23/05/2020 19:27

A edição da quinta-feira, 21 do Jornal da Cidade, traz um levantamento feito pelo Instituto Votorantim que coloca o município de Nossa Senhora Aparecida em um preocupante ranking das cidades brasileiras com maior índice de vulnerabilidade no enfrentamento ao novo coronavírus. Na matéria, o JC informa que em Sergipe existem dez cidades entre as mais vulneráveis de todo o Brasil e entre as 75 sergipanas, Aparecida ocupa a nona posição mais mais preocupante entre os pesquisados pelo instituto.

Os cenários municipais analisados para medir o índice de vulnerabilidade levaram em conta a proporção da população idosa local com o número de leitos hospitalares de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) existentes na rede municipal de saúde; além de identificar se o número de respiradores é compatível com o número de habitantes.

Também foram avaliadas a saúde financeira e orçamentária de cada município, a exemplo da renda per capita e a situação fiscal, ou seja, como as administrações têm direcionado os orçamentos ao combate ao coronavírus. Todos os dados para a pesquisa foram retirados de órgão governamentais ou do terceiro setor com notório saber e atuação social.

Confira a classificação das cidades sergipanas em ordem crescente:

Poço Verde (29º)
Carira (40º)
Simão Dias (44º)
Aquidabã (64º)
Santa Rosa de Lima (84°)
Umbaúba (87º)
Pedrinhas (101º)
Nossa Senhora Aparecida (122º)
Nossa Senhora de Lourdes (134º)
Feira Nova (141º)

O Instituto Votorantim
Criado em 2002, o Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim e trabalha com a geração de valor compartilhado. Também busca o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.