Covid-19: Aparecida entre os municípios brasileiros com maior vulnerabilidade

Na matéria, o JC informa que em Sergipe existem dez cidades entre as mais vulneráveis de todo o Brasil.


23/05/2020 19:27

A edição da quinta-feira, 21 do Jornal da Cidade, traz um levantamento feito pelo Instituto Votorantim que coloca o município de Nossa Senhora Aparecida em um preocupante ranking das cidades brasileiras com maior índice de vulnerabilidade no enfrentamento ao novo coronavírus. Na matéria, o JC informa que em Sergipe existem dez cidades entre as mais vulneráveis de todo o Brasil e entre as 75 sergipanas, Aparecida ocupa a nona posição mais mais preocupante entre os pesquisados pelo instituto.

Os cenários municipais analisados para medir o índice de vulnerabilidade levaram em conta a proporção da população idosa local com o número de leitos hospitalares de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) existentes na rede municipal de saúde; além de identificar se o número de respiradores é compatível com o número de habitantes.

Também foram avaliadas a saúde financeira e orçamentária de cada município, a exemplo da renda per capita e a situação fiscal, ou seja, como as administrações têm direcionado os orçamentos ao combate ao coronavírus. Todos os dados para a pesquisa foram retirados de órgão governamentais ou do terceiro setor com notório saber e atuação social.

Confira a classificação das cidades sergipanas em ordem crescente:

Poço Verde (29º)
Carira (40º)
Simão Dias (44º)
Aquidabã (64º)
Santa Rosa de Lima (84°)
Umbaúba (87º)
Pedrinhas (101º)
Nossa Senhora Aparecida (122º)
Nossa Senhora de Lourdes (134º)
Feira Nova (141º)

O Instituto Votorantim
Criado em 2002, o Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim e trabalha com a geração de valor compartilhado. Também busca o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.

PREFEITURA DE ESTANCIA