Talysson pede leitos de UTI para o Hospital Regional de Itabaiana

O parlamentar observa que Itabaiana fica localizada em uma região que tem uma quantidade considerável de casos da Covid-19.


28/05/2020 19:21

O deputado estadual Talysson de Valmir, PL, vê com preocupação o fato de Itabaiana dispor apenas de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município, para o atendimento dos pacientes acometidos gravemente pela Covid-19. Neste sentido o parlamentar protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, indicação a ser encaminhada ao governador Belivaldo Chagas e para a Secretaria de Estado da Saúde solicitando a urgente ampliação no número de leitos de UTI em Itabaiana, quarto município sergipano em população.

O parlamentar observa que Itabaiana fica localizada em uma região que tem uma quantidade considerável de casos da Covid-19, e o Hospital Regional Pedro Garcia Morone, localizado no município, é responsável pelo atendimento de média e alta complexidade do Agreste de Sergipe. Recebe pacientes não apenas de Itabaiana como de todas as cidades circunvizinhas, sendo um dos hospitais de referência no Estado para o tratamento da COVID-19, apesar disso dispõe de apenas um leito de UTI. “Para se ter uma ideia, o Hospital Regional de Estância, apesar de estar localizado em um município menos populoso, dispõe de sete leitos de UTI”, observa.

Talysson destaca ainda a elevada taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado, tanto na rede pública, como na rede particular. “Hoje Sergipe está com uma taxa de ocupação de 84,7% na rede pública e 84,4% na rede particular. Esse dado é preocupante, tendo em vista que estamos com a curva de casos em ascendência. A falta de leitos de UTI a quem apresentar a forma grave da Covid-19, é uma condenação à morte. É inconteste a necessidade de ampliação de leitos e o hospital de Itabaiana precisa ser contemplado com os novos leitos que o Estado diz que serão criados nos próximos dias. Apelo ao governo de Sergipe e à Secretaria de Estado da Saúde que envide esforços no sentido de garantir o melhor tratamento possível à população do Agreste Central, bem como a garantia de não colapso no atendimento do Hospital Regional Garcia Moreno ”, observa Talysson.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.

PREFEITURA DE ESTANCIA