Se eleição de Areia Branca fosse um álbum, seria preenchido pelas mesmas figurinhas de sempre
Análise do Política de Fato.
Antes que chova críticas pelo título da presente análise, não se trata de ironia ou deboche. Pelo contrário: trata-se de uma constatação que ocorre na maioria dos municípios brasileiros em que a polarização e a longevidade dos protagonistas políticos delimitam o maior espólio de cada agrupamento. Em Areia Branca, a tônica é esta e desde o fim do século passado nomes como o ex-prefeito Ascendino Souza, Agripino Santos, e mais recente o José Tavares, conhecido como Zé Ailton do Junco entra para o olimpo eleitoral areiabranquense.
Outra prova do domínio dos titãs pelas bandas de Areia Branca? Souza já elegeu sua esposa, Acácia Souza e Agripino vê seu sobrinho Alan tentar a reeleição. No caso de Zé Ailton, o ex-vereador é uma espécie pessoa em ascendência e a bola da vez já que em 2016 teve 3.890 votos ou 36,20%, ficando em segundo lugar e a frente de Acácia Souza.
Este ano é bem provável que haja um novo enfrentamento entre Alan de Agripino e Zé Ailton. A polarização entre ambos permanece mas com alguns fatos novos. O experiente Souza andou ventilando uma suposta pré-candidatura, mas não se mostra encorajado a enfrentar seus dois maiores adversários e daí nasce uma possibilidade: aliar-se a Zé Ailton, já que Alan confirmou publicamente em entrevista que não deseja o ex-prefeito em seu palanque.
Há também uma dissidência familiar no clã Agripino já que o ex-vereador Geovan, que mesmo não tendo laços sanguíneos é casado com uma sobrinha do líder político e lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Areia Branca.
Para colocar cada figurinha deste álbum no lugar adequado cada agrupamento segue trabalhando nos bastidores para tentar vencer o pleito deste ano. Alan com uma substituição na vaga de vice: sai Francisco Chagas, já reeleito e pode entrar o vereador Hugo de Pinto do Cafuz. Do lado de Zé Aílton, a possível aliança com Souza pode ser benéfica.
O certo é que a liga para concluir este álbum vem de Itabaiana já que Luciano Bispo apoia Alan de Agripino e o prefeito Valmir de Francisquinho ancora Zé Aílton. A conferir quem vence esta batalha.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.