Clarinaldo x Jeane: um raio-X dos pré-candidatos em Nossa Senhora Aparecida

Análise do Política de Fato.


22/07/2020 10:46

O Política de Fato faz um raio-X da disputa pela sucessão municipal em Nossa Senhora Aparecida. Na matéria você fica sabendo sobre o processo de construção das pré-candidaturas, o perfil dos pré-candidatos e as possibilidades de vitória na eleição de novembro.

No grupo de situação, Clarinaldo Andrade da Silva (MDB), irmão do saudoso esposo de Vera, Antônio, foi o escolhido. Na sua carreira profissional, é servidor público, ocupando o cargo de agente administrativo em Nossa Senhora da Glória, porém cedido nos últimos anos ao município de Aparecida.

O escolhido para suceder o projeto político de Vera, foi secretário municipal e, apesar de um certo destaque gerindo a pasta de obras, teve uma saída misteriosa até hoje mal explicada. É bem aceito pelos correligionários políticos e tem perfil amigável, mas, ainda, é um nome pesado para o eleitorado.

A definição da sua pré-candidatura foi uma espécie de apelo do seu grupo que rejeitou outros nomes. A palavra final foi da prefeita em reunião realizada na terça-feira (21). Para uma possível vitória, Clarinaldo vai depender do empenho da prefeita e do seu pré-vice, Erinaldo (PT), este, sempre, decisivo com a votação na região de Cruz das Graças.

A pré-candidata da oposição é Jeane de Jesus Barreto, do PL. A empresária arriscou a estabilidade comercial pela política e disputou duas eleições contra a prefeita Vera e perdeu ambas.  

Entre erros e acertos, Jeane caiu no gosto popular do grupo de oposição em Aparecida. A empresária tem tomado decisões inesperadas na sua carreira política. Em 2018, frustrou o eleitorado do antigo PFL, hoje DEM, ao anunciar apoio a Talysson de Valmir ao invés de Georgeo. No mesmo pleito, a empresária decidiu apoiar o desconhecido Gustinho Ribeiro, que durante seu mandato nada fez pelos seus 393 eleitores.

A definição da chapa oposicionista ocorreu longe do eleitorado aparecidense. A construção ocorreu por meio de conversas no gabinete do deputado Georgeo, atuante parlamentar na cidade, e do prefeito Valmir, uma vez que Talysson apenas recebeu os votos, mas as decisões vêm do pai. Aliás, Valmir tem sido uma espécie de guru da pré-candidata, consultado para a tomada da maioria das decisões.

Jeane é a grande favorita do pleito. Tem perfil popular, semelhante ao da prefeita Vera, e seu pré-vice, Edson Muniz (CIDADANIA), é a grande promessa de seguir o legado da família Muniz no município.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.