Em Graccho Cardoso, Zé de Cecília é o pré-candidato de situação; Araquém da oposição

Análise do Política de Fato.


21/08/2020 10:32

Por Aparecido Santana. 

As duas chapas em Graccho Cardoso para as eleições deste ano já estão prontas. Na situação, o prefeito Cassinho de Quixabeira lançou Zé de Cecília (PSB) e a oposição mantém Arakém Aragão (PSD).

A política de Graccho foi tradicionalmente dividida em dois grupos: Gatos, da família Santos, e Tamboeiras, da família Aragão. Porém, Arakém e Cassinho vêm do mesmo agrupamento, inclusive, já estiveram juntos na majoritária. O rompimento ocorreu em 2016, ocasião em que se enfrentaram nas urnas e o então prefeito conseguiu se reeleger.

Os Gatos se revezaram no poder por pelo menos duas décadas, tendo como representantes: Moisés (1988), João das Graças (1992), Liro (1996) e Napinho 2000/2004), além de ter, depois, João das Graças como deputado estadual por 12 anos. Mas em 2008, o grupo se dividiu e Criza de Moisés enfrentou Liro e saiu vencedora. Depois disso, o grupo se desestruturou.

Em 2012, Cassinho de Quixabeira, então vereador e empresário do ramo da construção, decidiu disputar a eleição contra Totonho (com apoio do grupo dos Gatos), e saiu vitorioso. Porém, nesta época Tamboeiras e Gatos já estavam misturados, pois alguns membros da família Santos também apoiavam Cassinho.

Para este ano, Cassinho decidiu apoiar Zé de Cecília, que nunca foi experimentado na política. Conhecido como como gerente de uma fazenda na região, o estreante na política recebe o bônus de uma gestão com boa aceitação popular, mas sua inexperiência pode ser um fator negativo contra um opositor que já foi vereador por 5 vezes e também vice-prefeito. O seu pré-vice é Jailson do Sertão.

Já Arakém, é um nome de peso na nova política do município, mas carrega a rejeição dos mais tradicionais membros da família Santos, uma vez que o ex-prefeito Liro é seu pré-candidato a vice.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.