GARARU: Oposição dá rasteira na Prefeita Zete e garante presidência da Câmara
Com uma só tacada, vereadores de oposição deixaram Zete em minoria e atingiram o posto mais alto na Câmara Municipal
por Daniel Rezende
O mandato otimista e, muitas das vezes midiático em demasia da prefeita de Gararu, Zete de Janjão (PSD), sofreu um duro golpe na eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores na última sexta-feira, 25. Além de ver a derrota de Roque (PSD), seu correligionário no comando do Poder Legislativo, a prefeita ainda assistiu Leninha (PSD), sua aliada de primeira hora e esposa do vice-prefeito Sargento Geovan, ser cooptada pelo grupo de oposição.
O novo presidente, João de Bebé (PP), venceu o pleito com cinco votos dos colegas vereadores. Três deles fazem parte da nova mesa diretora: Zé Raimundo (Vice-Presidente); Rutinaldo Machado (1º secretário) e Galego de Zequinha (2º secretário). A conta fecha com o voto do próprio João e a participação decisiva de Leninha, que até fazia parte da chapa apoiada pela gestão, mas decidiu mudar e apostar num novo projeto.
Numa Casa Legislativa formada por nove parlamentares, ganhar com cinco votos de apoio torna a vitoória inquestionável... Mas ainda assim há quem diga que haverá interpelação judicial por parte dos derrotados. Que seja...
O que se discute aqui é a força exibida pela oposião política ao grupo da prefeita Zete, que em 2020 garantiu sua vitória de forma muito apertada contra a então prefeita Elizabeth de Chico do Povo. Foram apenas 209 votos de diferença que já apontavam a dificuldade que a filha do saudoso Janjão teria para governar o antigo “Curral das Pedras”.
Se até aqui Zete surfou em mares tranquilos, com muito gasto em comunicação e marketing nas redes sociais, inúmeras aparições midiáticas e um bocado de esperteza política nas articulações a nível estadual, a prefeita de primeira viagem deve agora encontrar alguns dos dissabores que vêm no combo Gestão Pública.
Além das dificuldades em negociar com a Câmara de Vereadores, Zete de Janjão agora terá que conviver com um grupo grande e unido, com nomes que se credenciam como fortes para a disputa em 2024, a começar pela própria Leninha e seu esposo Sargento Govan e os demais vereadores, a exemplo de Rutinaldo Machado (Podemos), que se destaca com um grande trabalho de oposição.
Também não há como ignorar a força que Chico do Povo e sua esposa Elizabeth Freire possuem. Ambos fizeram gestões que reservaram boas memórias aos gararuenses e uma participação de qualquer um dos dois no pleito de 2024 pode atrapalhar bastante os planos de reeleição do grupo que atualmente comanda Gararu.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.