Prefeita e vereador articulam ponto facultativo para evitar nova derrota

Zete e Roque querem suspender um dia inteiro de trabalho para não perderem mais uma vez a eleição da Câmara.


07/12/2022 13:35

por Daniel Rezende

Gararu talvez seja o município de Sergipe cuja eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2023-2024 ainda não tenha se confirmado. Se depender da prefeita Zete de Janjão (PSD) e seu aliado de primeira hora, o atual presidente da Câmara, Roque (PSD), a novela ganhará tons ainda mais longos. A última informação é de que ambos se articulam para promover ponto facultativo na próxima sexta-feira, 9, data em que a seleção brasileira disputará uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo de Futebol.

Acontece que os vereadores até elegeram um novo presidente, o vereador João de Bebé (PP), mas a eleição corre risco de anulação justamente por conta do atual presidente Roque, que, de forma indireta, tem ameaçado suspender o pleito por ter se retirado dele ao ver que seria derrotado na sua tentativa de reeleição.

Seguindo o regimento, os vereadores mantiveram a eleição e ganharam de forma limpa, com maioria simples (5 votos). Mas as ameaças ao resultado fizeram com que a bancada de oposição oferecesse ao atual presidente uma segunda chance para a realização da mesa.

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o vereador Rutinaldo Machado (Podemos) solicitando ao presidente Roque que aprove seu requerimento e realize a nova eleição naquele mesmo dia, a sexta-feira, 2. O presidente, porém, ignora a argumentação do colega e não acata o pedido para a realização da nova eleição.

Havia a expectativa de que, enfim, nesta sexta-feira, 9, fosse realizado o novo pleito, mas com a articulação de Zete e Roque para suspender o dia inteiro de trabalho em louvor do jogo da Seleção, é muito provável que não ocorra. Enquanto isso, o relógio vai correndo, o fim do ano se aproxima e a data limite de realização das eleições também.

Até quando o grupo político liderado pela prefeita adiará a sua derrota é uma incógnita. De certo mesmo, o que existe é uma insatisfação generalizada na população de Gararu contra o grupo político de Zete, o qual demonstra claramente que trabalha contra a normalidade dos trabalhos legislativos e, consequentemente, contra as questões que envolvem a qualidade de vida e desenvolvimento do município.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.