Prefeito promove “caça às bruxas” contra trabalhadores da saúde em Umbaúba
O nível de perseguição chegou a tal ponto que os trabalhadores têm medo de se expor publicamente
por Daniel Rezende
Meses após eleger o irmão ao cargo de deputado estadual, o prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha, tem promovido uma “caça às bruxas” contra os trabalhadores da saúde do município. As denúncias de perseguição contra servidores que não abraçaram a campanha do deputado eleito são várias e evidenciam um problema que não pode ser naturalizado nas gestões Sergipe a fora.
O nível de perseguição relatado pela população chegou a tal ponto que os trabalhadores não pretendem se expor publicamente, por medo do acentuamento nas retaliações. Aqueles que procuraram o Política de Fato pra expor a situação, preferiram fazê-lo de maneira anônima.
“Contratados de diversos cargos, como médicos, psicólogos, agentes comunitários de saúde e enfermeiros foram demitidos no início de dezembro, sem aviso prévio. Os que ficaram passaram por uma seleção da gestão para ver quem iria receber os salários integrais, sendo que só permaneceu com o salário completo quem deu total apoio durante a campanha de Pato Maravilha”, denunciou um servidor.
A denúncia vai mais além. Segundo os trabalhadores, Humberto definiu uma regra para repartir os salários de acordo com o nível de comprometimento na campanha do irmão. Houve quem, por exemplo, foi classificado como contribuinte com a campanha nas ruas, mas que poderia ter se empenhado melhor. Para aqueles que foram avaliados dessa forma, o corte foi de 50% nos vencimentos.
Entre perdas, cortes e apadrinhamentos, há servidores que estão há 15 dias sem salários e sem perspectiva de divulgação de um calendário de pagamentos.
Durante a campanha, a secretária da Saúde, Dayse Santana, encaminhou um vídeo para um grupo de servidores que viralizou e evidenciou a perseguição que já se iniciava por ali. Usando um adesivo do candidato Pato Maravilha, ela fala em tom de ameaça: "De agora pra frente só sai todo mundo adesivado"
O Política de Fato tentou contato com a Prefeitura Municipal de Umbaúba para esclarecimentos acerca das denúncias, mas não obteve êxito via telefone institucional. O portal permanece a disposição pelo e-mail contato@politicadefato.com.br ou pelo telefone (79) 99937-6460.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.