Misael passa a limpo presidência da CVE: “Dei o maior aumento salarial de servidores de câmaras do Brasil”

Em entrevista ao Política de Fato, Dantas resumiu os dois anos de gestão, exaltou feitos e deu pistas sobre o seu futuro na política.


22/12/2022 13:32

por Daniel Rezende

A sessão ordinária da última quarta-feira, 21, na Câmara de Vereadores de Estância (CVE) marcou a despedida do vereador Misael Dantas (União Brasil) da presidência do Poder Legislativo durante os últimos dois anos. Em entrevista ao Política de Fato, Dantas passou a limpo os dois anos de gestão, exaltou feitos e deu pistas sobre o seu futuro na política.

Uma das principais conquistas, o aumento salarial de 25% nos salários-bases dos servidores efetivos da Casa Legislativa, foi tratado por Misael como um fato histórico, evidenciado pelo vereador como “O maior aumento salarial de servidores de Câmaras de Vereadores do Brasil”.

Questionado pelo Política de Fato sobre o seu futuro político, o ex-candidato a deputado estadual enalteceu seu currículo profissional e político e afirmou que vai “aguardar o desenrolar dos fatos”.

A partir de janeiro, o cargo de presidente passa a ser ocupado pelo vereador Cristóvão Freire (MDB). O restante da chapa é formado pelos parlamentares Flávio Brasil (PSD) como vice-presidente; Zé da Paz (PSD) como 1° secretário e Alinete Soares (PP) como 2ª secretária.

(Política de Fato) - Misael Dantas, nesta quarta-feira você se despediu da presidência da Câmara de Estância. Qual a sua avaliação desses dois anos de trabalho?

Misael Dantas: "Ser presidente da Câmara Municipal de Estância enriqueceu meu currículo político e também o pessoal. Deixarei que a sociedade estanciana avalie meu mandato frente ao parlamento municipal. Mas, de início, digo que procurei fazer o melhor."

(Política de Fato) - Dentre os projetos que beneficiam a população e que foram aprovados nesses dois anos, quais você destacaria?

Misael Dantas: "Tanto o Executivo como os vereadores apresentaram, e foram aprovados, importantes projetos que os reflexos ajudam muito a cidade de Estância. Mas também foram aprestados vários procedimentos legislativos pelos membros do parlamento que contribuem muito para o desenvolvimento do município. Principalmente, as indicações que sugerem ao executivo ações positivas que recaem diretamente na sociedade em geral. E foram várias mesmo!"

Misael Dantas em campanha para deputado estadual em 2022
Caption

(Política de Fato) - Ao fim deste biênio, qual o saldo que fica do diálogo com o Poder Executivo, representado pelo prefeito Gilson Andrade (PSD)?

Misael Dantas: "Sempre positivo. O Poder Executivo, personificado em Dr. Gilson Andrade, sempre enviou à Câmara projetos que realmente engrandecem Estância. Nunca houve prévios acertos vergonhosos para aprovar projetos. Tanto pelo perfil do Executivo, como também pelo perfil do Legislativo. Por isso, a relação Executivo/Legislativo foi de respeito, compromisso e ética."

(Política de Fato) - Durante um breve período, a presidência da Câmara de Vereadores chegou a sofrer um desgaste com o Sindicato dos Servidores (Sindseme). Você conduziu com tranquilidade o diálogo e garantiu isonomia salarial para os servidores. Conte-nos como se deu esse processo.

Misael Dantas: "A prudência, a fala oportuna e o fino trato foram comportamentos que adotei como presidente da Câmara. Com o Sindseme não foi diferente. Eu estou vereador, mas sou servidor público estadual e municipal. Então seria estranho eu, como presidente, não dar atenção à minha classe.

Mas tudo com legalidade, observando o trâmite necessário para, então, realizar. De início, sem necessidade, o presidente do sindicato postou notas em desfavor da Presidência da Câmara quanto ao pleito apresentado. Mas tudo ficou bem esclarecido e concedemos um aumento ao servidor além do pleito da categoria: 25% do salário base, que reflete em todos os demais itens dos vencimentos mensais do servidor.

Foi o maior aumento salarial de servidores de câmaras municipais do Brasil. Quanto aos servidores comissionados, era quase regra haver diferenças salarial. Alguns recebiam valores em gratificações robustas e outras bem abaixo. Eu entendo que servidor é servidor e nivelei tais gratificações por cima, independente do vereador que o servidor assessora. O mesmo trato aos servidores da Câmara que também são comissionados, todos foram bem reconhecidos. Quem faz a 'máquina' da Câmara funcionar são seus servidores.

Sendo professor, também dei importante destaque à Escola do Legislativo, promovendo vários cursos profissionalizantes em áreas diferentes que irão preparar os estancianos para o mercado de trabalho."

(Política de Fato) - Por fim, quais os planos de Misael para o pleito eleitoral de 2024? Reeleição ou voos mais altos?

Misael Dantas: "Eu estou no terceiro mandato de vereador, agora presidindo a Câmara, depois de já ter ocupado tantos cargos político-administrativos. Fui secretário municipal de Estância por várias vezes e em pastas diferentes; secretário e procurador em outros municípios sergipanos e até fora do nosso estado; e agora, segundo suplente de deputado estadual.

Então, para 2024, vou aguardar o desenrolar dos fatos pra ver onde, e se, me encaixo em algum espaço! Eu tenho duas graduações: Letras e Direito, duas especializações: Didática e Direito Públicos, e estou concluindo mais uma: Gestão Municipal. Como presidente, fiquei impedido de advogar por dois anos, estou reorganizando meu escritório. Então, como disse, aguardar os fatos políticos locais e estaduais, e ajustar situações pessoais e profissionais."


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.