Georgeo Passos solicita isenção de IPVA para motos de até 125 cilindradas
Deputado protocolou indicação solicitando ao Governo que isente motocicletas de fabricação nacional com até 125cc
Foto: Ascom/Divulgação
O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, protocolou na Assembleia Legislativa uma indicação solicitando ao Governo de Sergipe a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de fabricação nacional com até 125 cilindradas. A intenção é beneficiar a população mais carente.
Segundo o parlamentar, a medida tem o objetivo de ajudar aqueles que dependem das motos para trabalho ou deslocamento no dia-a-dia, uma vez que muitas vezes esses veículos são a única opção de transporte para essas pessoas. “São pessoas que já enfrentam grandes desafios diariamente e que, com essa isenção, teriam um alívio financeiro importante”, afirmou.
De acordo com a Abraciclo, entidade que representa as montadoras de motos instaladas no polo industrial de Manaus (AM), em levantamento feito em 2021, 78% dos motociclistas utilizam o veículo para deslocamentos no dia a dia, enquanto 9% utilizam profissionalmente. O setor tem crescido cada vez mais nos últimos anos, chegando ao total de 1.156.776 unidades produzidas no Brasil.
“É o verdadeiro veículo popular do brasileiro. Como são veículos de baixo custo, baixa manutenção e alto desempenho, acaba sendo a opção mais viável para muitos. Precisamos pensar nessa parcela da população que tanto precisa do nosso apoio, gerando assim renda e a natural inclusão social que o transporte trará para as famílias”, justificou Georgeo.
A indicação será votada na Assembleia Legislativa. Caso seja aprovada, chegará ao Governo do Estado que decidirá se modifica a legislação com esse objetivo. O parlamentar do Cidadania diz contar com a compreensão dos colegas e também do Poder Executivo. “A população mais carente precisa que façamos esse esforço”, finalizou Georgeo.
Por Assessoria de Comunicação
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.