Santo Amaro das Brotas: Juiz determina cassação de vereador


11/04/2023 19:34


Foto: Redes Sociais/Divulgação

O juiz Rinaldo Salvino, da 11ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, determinou a cassação do diploma e mandato do vereador de Santo Amaro das Brotas Gildo Moura de Souza, o 'Pastor Gildo Moura' e de todos os suplentes do Partido Progressistas que concorreram as Eleições do Munícipio em 2020.

A decisão foi publicada nesta terça-feira (11), motivada por por infração do PP à cota de gênero na Eleição proporcional.

Denúncia

Na ação, foi alegado que o partido utilizou uma de suas filiadas para preencher a cota de gênero, afim de possibilitar o registro de uma quantidade maior de candidaturas masculinas. Também é apontado que a candidata 'Joane' não obteve nenhum voto. 


A ação foi movida pelo partido Patriota. A Lei nº 9.504 determina que cada agremiação deve reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% do número de vagas previstas para candidaturas de cada sexo.

No processo, foi determinado ainda que, caso confirmada a decisão pelo órgão Colegiado do TRE, fica autorizado o recálculo do quociente partidário e eleitoral.

Ao site G1 Sergipe, o diretório do Partido Progressista informou que recorrerá da decisão.

Por Redação Política de Fato


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.

PREFEITURA DE ESTANCIA