Santo Amaro das Brotas: Juiz determina cassação de vereador
Foto: Redes Sociais/Divulgação
O juiz Rinaldo Salvino, da 11ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, determinou a cassação do diploma e mandato do vereador de Santo Amaro das Brotas Gildo Moura de Souza, o 'Pastor Gildo Moura' e de todos os suplentes do Partido Progressistas que concorreram as Eleições do Munícipio em 2020.
A decisão foi publicada nesta terça-feira (11), motivada por por infração do PP à cota de gênero na Eleição proporcional.
Denúncia
Na ação, foi alegado que o partido utilizou uma de suas filiadas para preencher a cota de gênero, afim de possibilitar o registro de uma quantidade maior de candidaturas masculinas. Também é apontado que a candidata 'Joane' não obteve nenhum voto.
A ação foi movida pelo partido Patriota. A Lei nº 9.504 determina que cada agremiação deve reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% do número de vagas previstas para candidaturas de cada sexo.
No processo, foi determinado ainda que, caso confirmada a decisão pelo órgão Colegiado do TRE, fica autorizado o recálculo do quociente partidário e eleitoral.
Ao site G1 Sergipe, o diretório do Partido Progressista informou que recorrerá da decisão.
Por Redação Política de Fato
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.