Georgeo Passos se pronuncia sobre a Deso: "Governo quer privatizar o filé"


12/04/2023 11:26


Foto: Jadilson Simões/Divulgação

A melhoria dos serviços oferecidos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e a possibilidade de uma Parceria Pública Privada (PPP), voltaram a ser tema de debates na Sessão Plenária desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa de Sergipe. Na tribuna, o líder da oposição, deputado Georgeo Passos (Cidadania), exibiu um vídeo com entrevista do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe, Silvio Sá (ao radialista Narcizo Machado), reiterando ser contra a privatização da empresa.

“A Assembleia Legislativa de Sergipe não pode cruzar os braços diante desse assunto e o que a gente deseja é que haja um debate aprofundado. Não dá apenas para dizer que a solução é A ou B, sem debater e a Assembleia não pode se omitir num momento como esse, pois são várias reclamações envolvendo o abastecimento de água, que podem ser resolvidos em Sergipe. Temos o exemplo de outros estados como Alagoas em que houve a privatização do setor e não deu certo”, afirma.

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 11, para criticar o que chamou de privatização da Deso. Segundo o parlamentar, o governo tem adotado uma medida visando a venda de ativos da companhia.

Para Georgeo, o governador Fábio Mitidieri tem sinalizado a possibilidade de concessão do serviço de fornecimento de água, contudo, o deputado classificou a medida com outras palavras. “Para mim, é a privatização do filé. É pegar o melhor e repassar para a iniciativa privada”, afirmou.

“Desde já, me coloco contra a privatização por entender que só trará prejuízos aos sergipanos. A Deso é uma empresa que somente no ano passado teve um lucro de cerca de R$ 40 milhões. É preciso ter cuidado, pois essa é uma empresa pública com importante papel social. Não vejo motivos para destrinchar a companhia e privatizar o serviço de fornecimento de água”, completou o deputado.

Georgeo defendeu que qualquer debate sobre privatização precisa acontecer com a Assembleia Legislativa, municípios e a população com total transparência. Segundo ele, é preciso ficar atento para que o governo não passe por cima deste processo.

“Pelo que o governador Fábio vem pontuando, percebemos que há um avanço nesse quesito. Mas é um tema complexo e com muitos interessados que precisam ser ouvidos. Vamos ficar alerta e acompanhar tudo de perto para evitar que o governo cometa qualquer equívoco”, prometeu Georgeo.

O deputado acrescentou que os serviços são complexos. “Na Europa os serviços foram devolvidos ao setor público. E essa dívida que o Governo do Estado tem de quase 70 milhões de reais com a Deso deveriam ser usados como investimentos para amenizar o sofrimento das pessoas que não contam com o abastecimento de água, mas se um usuário atrasar o pagamento de 50 reais, tem o fornecimento cortado. O presidente do Sindisan fala em venda e o governador Fábio Mitidieri fala em concessão de uma parte dos serviços. É preciso ter muita cautela. O deputado Paulo Júnior já fez uma audiência pública para debater o assunto, mas queremos que a Assembleia como um todo, abrace essa causa, afinal estamos falando de uma empresa que dá lucro; não é deficitária”, afirma.

Fonte: Agência de Notícias Alese e Ascom do Parlamentar 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.