Rogério Carvalho articula abertura de agência bancária em Porto da Folha


13/04/2023 19:47

O Senador Rogério Carvalho (PT/SE) se reuniu em Brasília, nesta quinta-feira, 13, com lideranças políticas de Porto da Folha para discutir a possibilidade da reabertura de uma agência bancária no município para atender a população de aproximadamente 28 mil habitantes.

Em Porto da Folha, havia uma agência do Banco do Brasil que funcionou durante 50 anos no município, mas foi fechada em 2021. Fato que foi destacado pelo Senador Rogério Carvalho, na época, ao denunciar a política de desmonte dos bancos públicos, feita pelo governo anterior, com a retirada de unidades da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil de diversas cidades do interior do estado de Sergipe.

Segundo o 1º Secretário do Senado Federal, o objetivo é dar um melhor suporte às famílias que fazem uso de programas sociais federais e estaduais e estão sendo prejudicados, bem como contribuir com o desenvolvimento do comércio e economia locais que sofreram prejuízos desde o encerramento das atividades da agência do BB.

De acordo com Rogério Carvalho, o fechamento dessas agências pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro obrigou moradores e cerca de 18 mil contemplados em programas sociais a se deslocarem a outros municípios para receberem os seus benefícios sociais e linha de crédito para habitação popular. “A população tem que se deslocar para outros municípios, 30 km, 40 km, 60km, para poder buscar algum benefício, pois, essas cidades vivem da agricultura familiar”, disse. 

“O Banco do Brasil tem um papel no financiamento agrícola, e a Caixa Econômica tem um papel fundamental na destinação dos benefícios sociais de todas as naturezas, além de ser o banco responsável pela linha de crédito para a habitação popular”, acrescentou. 

Nos relatórios apresentados durante a reunião, os representantes do município expuseram que 18.138 moradores contemplados em programas como Bolsa Família, Garantia Safra, Seguro Defeso, aposentados e pensionistas ativos foram afetados, fator que, mensalmente, gera um valor de R$ 15.398.376,00, chegando a quantia de R$ 170.481.930,00 anualmente.

Além disso, segundo debatido na reunião, Porto da Folha é o 3º maior município do estado de Sergipe em extensão territorial, dispondo de um comércio pujante na região. “Com o fechamento da agência BB, os moradores, ao se deslocarem para receber os valores em agências de outros municípios, acabam deixando suas economias em outras praças comerciais, o que aprofunda a crise econômica no município”, preocupou-se o senador Rogério. 

Por essa razão ele garantiu aos presentes que vai buscar articular a reabertura da agência bancária na localidade, bem como estudar possibilidades para a criação de uma nova unidade no município.

Presenças

Participaram da reunião com o senador, o Presidente Municipal do PT, Franuel Fagner de Souza Freitas, a Vice-Presidenta Municipal do PT, Deilde dos Santos, o vereador Saininho de Manoel de Rosinha (PT), o vereador Cuite do Pajeu (PODE) e o ex-prefeito do município, Manoel de Rosinha (PT).

Fonte: Assessoria de Comunicação 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.