Nomes a postos: Disputa para a sucessão ferve com fator novo em Umbaúba

A mais recente movimentação nesse cenário partiu da própria ex-primeira-dama. Ela afirmou que está pronta e à disposição da gestão do prefeito Humberto


14/04/2023 12:04

por Daniel Rezende

A sucessão do prefeito Humberto Maravilha (PSD) em Umbaúba segue gerando especulações nos bastidores da política local. Quatro nomes estão a postos nessa disputa, sendo um deles um elemento novo que pode mexer com o cenário: o da ex-primeira-dama, Dona Sônia (Cidadania). Além dela, despontam: a atual vice-prefeita Professora Guadalupe (PSC); o secretário de Administração, Cleonâncio Fonseca e o presidente da Câmara, vereador Gutto Prado (MDB). 

A mais recente movimentação nesse cenário partiu da própria ex-primeira-dama. Ela afirmou que está pronta e à disposição da gestão do prefeito Humberto. Tal declaração tem gerado os mais diversos burburinhos e citações de Dona Sônia nas enquetes políticas da região. Aos 70 anos, ela é lembrada pelo seu trabalho social em Umbaúba e pela parceria com o seu marido, o ex-prefeito Zé de Francisquinho, mas sua pré-candidatura pode esbarrar em um certo ostracismo da família, que desde 2016 não lança um nome a cargos majoritários. 

A vice-prefeita Guadalupe é outro nome forte nesse cenário e que, até certo tempo, despontava como o favorito para a sucessão. Hoje já não possui tanto respaldo dentro do agrupamento e é considerada alguém longe da unanimidade de outrora. 

Guto Prado e Cleonâncio são considerados possíveis bons escolhidos, mas o primeiro, por ser cunhado do atual prefeito, deixa no ar dúvidas sobre a viabilidade jurídica de uma candidatura, enquanto o segundo ainda é especulado de forma prematura, com as citações ocorrendo por ser tratado como um homem de confiança do prefeito.

Com uma oposição rachada e, até o momento, sem norte e expectativas, existe uma forte tendência de que Humberto Maravilha consiga eleger o sucesso. Daí a explicação para uma disputa tão ferrenha pela indicação. Nomes como os de Raimundo e Julinho da Cerâmica, além do ex-prefeito Anderson do PT são lembrados pela oposição, mas nenhum deles confirma pré-candidatura.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.