Servidores Municipais de Porto da Folha fazem ato durante a visita do governador para denunciar a falta de valorização
As trabalhadoras e trabalhadores do serviço público municipal de Porto da Folha ocuparam as ruas da sede do município para denunciar a defasagem salarial da categoria e cobrar a realização de concurso público, na manhã desta sexta-feira, 14, em um ato promovido pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Porto da Folha (SIMPOF). Atualmente o funcionalismo municipal tem o vencimento base de 946 reais, estando abaixo do salário mínimo atual vigente no país, de R$1.320,00. O último concurso realizado no município foi em 2012, assim como o último reajuste salarial.
O objetivo do ato é mostrar ao Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e às autoridades de diversos órgãos e municípios sergipanos a forma como o prefeito do município, Miguel de Dr. Marcos, trata do funcionalismo portofolhense. Hoje, a administração municipal tem 787 servidores efetivos, 745 contratados e 35 comissionados, o que demonstra a necessidade da realização do certame para preenchimento de vagas no serviço público municipal de Porto da Folha.
“O nosso objetivo é lutar para que os direitos dos servidores municipais de Porto da Folha sejam garantidos, iniciamos com um café da manhã, logo em seguida fomos às ruas para mostrar a sociedade portofolhense a forma que temos sido tratados pelo atual gestor do município, Miguel de Dr. Marcos. O nosso município recebeu a visita do Governador do Estado nesta sexta-feira, 14, e nós queremos mostrar a ele e as autoridades que o acompanham o tratamento que é dado a nós trabalhadores e trabalhadoras que fazemos o serviço público no município”, afirmou José Antônio Santos, presidente do SIMPOF.
“Os servidores de Porto da Folha estão na luta por um direito legítimo garantido na constituição federal, que garante em seu Artigo 37, Inciso 10, aos servidores o direito à recomposição das perdas inflacionárias anualmente, o que durante esses mais de 15 anos tem sido negado pela administração municipal. E pela realização de concurso público, que também está assegurado pela Constituição como a forma de ingresso do trabalhador no serviço público. A FETAM/SE e a CUT/SE estão ao lado do SIMPOF nesta luta por valorização dos servidores e defesa dos serviços públicos”, disse Vanessa Ferreira, presidente da FETAM/SE e diretora da CUT.
O ato contou com o apoio e a presença dos diretores da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/SE), e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vanessa Ferreira e João Fonseca, dos diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nossa Senhora da Glória (Sindiserve Glória) Gilmar Santos e Maria Edenilde, e do diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Frei Paulo e da FETAM Marcos Santos
Foto: Bruno Balbino
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.