Semac inicia agenda de diálogo com municípios para alinhar ações de proteção animal


21/04/2023 00:15

Apoio a ações de castração, prevenção a zoonoses e atividades educativas são algumas pautas que vão permear o diálogo entre os municípios sergipanos e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Superintendência de Proteção Animal. A agenda de trabalho foi iniciada na última quarta-feira, 19, quando representantes da secretaria municipal de Saúde de Poço Verde participaram de reunião com a superintendente de Proteção Animal da Semac, Kitty Lima.

 

Participaram desse primeiro encontro a secretária de Saúde de Poço Verde, Stela Oliveira; a secretária adjunta da pasta, Luana Dias, e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Paloma Rodrigues. Segundo Kitty Lima, o intuito das reuniões é colocar a superintendência à disposição dos municípios e estreitar as relações para promover ações integradas.

 

“Nessa primeira agenda com representantes de Poço Verde tratamos sobre as castrações, que foram interrompidas no município. Procuramos entender o motivo para buscarmos uma solução e garantir a retomada desse serviço. Apresentamos, ainda, ações preventivas para combater a leishmaniose e orientamos sobre a campanha Abril Laranja, cuja programação poderá envolver a comunicação digital e atividades educativas”, disse.

 

A secretária Stela Oliveira destacou a importância da parceria e reafirmou o compromisso de Poço Verde com a causa animal. “Fiquei muito feliz com essa aproximação com a superintendência. Com a orientação de uma defensora da causa animal, pudemos traçar estratégias e ações para melhor atender à população animal da nossa cidade, cães e gatos em situação de risco, e também intensificar as castrações com o intuito de promover a adoção consciente. Nosso intuito é tirar os animais das ruas, dar um lar e colaborar com o meio ambiente e a saúde pública”, destacou.

 

Durante a reunião, a secretária adjunta de Saúde do município, Luana Dias, explanou também sobre a questão do abandono animal. “Discutimos sobre os animais de rua em escolas e ambientes com grande circulação de pessoas. Tal diálogo foi de grande valia para continuidade das ações voltadas para a proteção dos animais”, finalizou.

Fonte: Agência de Notícias do Governo de Sergipe 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.