Garibalde comanda primeira semana como presidente em exercício da Alese
O deputado Garibalde Mendonça (PDT) está comandando a primeira sessão plenária da semana como presidente em exercício da Assembleia Legislativa. A semana promete ser movimentada na Alese. Caberá a Garibalde conduzir a discussão e votação dos projetos do Executivo que tratam do reajuste salarial dos servidores do Estado.
Pela proposta do governo, os percentuais são os seguintes: 10% para os servidores enquadrados no Plano de Cargos, Carreiras e e Vencimentos, o PCCV; 2,5% para os demais servidores; 2,5% e mais a incorporação de R$ 100,00 do abano temporário para os professores; e 5% de adicional de periculosidade para os policiais militares.
Os professores não gostaram da proposta, decretaram greve e estão em manifestação em frente à Assembleia Legislativa, buscando negociação com os deputados. É possível que os projetos sejam votados no plenário amanhã (3) ou quinta-feira (4).
Garibalde Mendonça assumiu o comando da Alese na sexta-feira. No sábado, ele teve seu primeiro compromisso oficial como presidente em exercício da Casa, ao ir à solenidade de transmissão de cargo no Palácio de Despachos. O presidente titular da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD), assumiu o governo do Estado no sábado (29), em razão da viagem do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do vice Zezinho Sobral (PDT) aos Estados Unidos.
Aracajuano, Garibalde Mendonça tem 66 anos, é casado e tem dois filhos. Um deles é o vereador por Aracaju Breno Garibalde. Aos 66 anos, ele está no sétimo mandato de deputado estadual. Nas eleições de 2022, obteve 18.073 votos. Tornou-se vice-presidente da Alese em 1º de fevereiro deste ano.
Fonte: Agência de Notícias Alese
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.