Rodrigo Valadares cobra explicações do presidente da Apex sobre declarações feitas na China


04/05/2023 21:47

O Deputado Federal Rodrigo Valadares, União-SE, por meio de um requerimento, convidou o presidente da Apex, Jorge Viana, para explicar, na Câmara dos Deputados, declarações feitas durante o evento China-Brazil Dialogue on Sustainable Development, que aconteceu na cidade de Pequim.

De acordo com o que relatou o parlamentar, o Presidente da Apex-Brasil cometeu uma fala extremamente danosa às exportações brasileiras durante o evento, acusando, de maneira vil, os produtores rurais brasileiros dos setores de agricultura e pecuária de realizarem desmatamento predatório na região da Floresta Amazônica. 


“Sua fala afasta futuros investidores e coloca em dúvida uma das maiores qualidades da agropecuária brasileira, que é a alta produtividade alcançada pelo Brasil com altos índices de preservação do meio ambiente”, argumentou o deputado. 


Rodrigo destacou ainda que as declarações do presidente da Apex se tornam ainda mais graves, pelo fato de que “o Brasil é uma nação onde a exportação de commodities agrícolas representa 27% do PIB, segundo dados da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), e o fato de a China ser o principal comprador de produtos brasileiros no mundo, com 31,3%3 das vendas internacionais”. 


A audiência está marcada para o dia 18, junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, e além de se explicar, espera-se que Viana possa se desculpar perante o setor que é o motor da economia brasileira.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.