Presidente da Câmara de Telha participa de encontro sobre o autismo


05/05/2023 15:11

O aumento do número de casos de autismo acendeu um alerta para as autoridades competentes sobre a conscientização da neurodiversidade e suas características. Sabendo dessa importância e representando a Câmara Municipal, a presidente da Casa, a vereadora Cláudia Dias (MDB), participou do 1º Encontro Municipal da Consciência Autista, que foi realizado no dia 27 de abril pela gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.


O evento contou com a presença de profissionais da área da Saúde e da Educação, como a psicóloga Victoria Beatriz e a psicopedagoga Maria Rivânia, e também de personalidades políticas do Estado, entre elas a deputada Estadual Lidiane Lucena, além de servidores municipais e parte da população local.


A psicóloga Victoria Beatriz palestrou sobre a conscientização da saúde mental das mães e cuidadoras de crianças com autismo. Já a psicopedagoga Maria Rivânia destacou a importância de como se lidar com o autismo nas salas de aula. A deputada Lidiane Lucena, que é médica, também palestrou e falou da sua experiência e conhecimento sobre o tema.


A vereadora Cláudia Dias aproveitou o momento para falar para os presentes sobre o trabalho que vem desenvolvendo na Câmara. Para ela, o momento foi importante para desmitificar questões levantadas por gerações sobre as características apresentadas por pessoas inseridas no espectro autista. “Tenho ciência da necessidade de se criar projetos que venha favorecer essas pessoas, pois é preciso o acolhimento e a vontade de se querer fazer algo de forma prioritária. Já venho conversando com meus colegas sobre a necessidade de atender a Lei Federal 12.764/12, que regulamenta temas voltados para este assunto”, abortou.
A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Ramos, agradeceu a presença de todas e enalteceu a importância do evento. "É muito importante promover eventos como esse para que a sociedade entenda melhor sobre o autismo e possa contribuir para incluir cada vez mais as pessoas com o transtorno de desenvolvimento neurológico em nossa sociedade", frisou.

Foto e texto: Ascom CM Telha/ Divulgação


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.