Justiça anula eleição da Câmara de Monte Alegre
Esse fato novo pode ser responsável por uma mudança maior do que se imagina no cenário político de Monte Alegre
por Daniel Rezende
O Juiz da Comarca de Monte Alegre, José Marcelo Barreto Pimenta, acatou ação impetrada contra a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Monte Alegre, biênio 2023-2024, e decidiu pela anulação do pleito e a imediata destituição do presidente Sérgio da Geladeira (PP) e toda a mesa.
De acordo com a sentença, publicada na última terça-feira, 23, foram encontrados vícios no processo de antecipação da eleição, como por exemplo a aprovação da resolução que definiu a nova eleição a partir de uma versão do Regimento Interno da Câmara diferente da que foi aprovada pelos vereadores.
A mesa formada por Sérgio da Geladeira (Presidente); Dr. Odilar (Vice-Presidente); Betinho (1° secretário) e Eliana (2ª secretária) terá 15 dias para recorrer da sentença, porém a destituição é imediata.
Mudanças no Cenário
Esse fato novo pode ser responsável por uma mudança maior do que se imagina no cenário político de Monte Alegre. Hoje o vereador Henrique de João Gogó (PSD) é pré-candidato a prefeito do município e lidera um bloco formado por sete vereadores que, se mantiver a unidade, pode elevar o seu nome à presidência da Casa.
Desde a última eleição antecipada que o consagrou, Sérgio já vinha perdendo prestígio entre seus pares e o enfraquecimento vinha se tornando nítido. Ele até tentará uma nova vitória, mas a possibilidade de derrota é alta. Com isso, o nome que caminha para o favoritismo é mesmo o de Henrique.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.