Henrique de João Gogó vence Eleição da Câmara de Monte Alegre e fortalece projeto para 2024


14/06/2023 13:06

Realizada na manhã da última terça-feira, 13, a eleição para a a Presidência da Câmara de Vereadores de Monte Alegre de Sergipe significa um divisor de águas para o cenário político do Município, visando o próximo pleito que se aproxima.

Isso porque, após a destituição do ex-presidente Sérgio da Geladeira (PP), motivada por uma decisão judicial, o vereador Henrique de João Gogó (PSD) demonstrou força nos bastidores e conseguiu articular a sua eleição para comandar a casa no biênio. O peesedista e fiel seguidor do agrupamento liderado por André Moura e Janier Mota na Região, venceu a disputa com sobras, por unanimidade, formando uma Mesa Diretora composta por pelo próprio Henrique (Presidente); Prof. Geonilton (Vice-Presidente); Bicinho (1º Secretário); Eliana de Marcinho (2º Secretária).


Foto: Divulgação


Henrique é um dos nomes de maior força da oposição monte-alegrense, marcada por divisões entre os ex-Prefeitos Osmar Farias, Aragão, e Tonhão e que tem visto o ex-Vereador Acrísio Pereira também lançar o nome. Não é novidade que esses agrupamentos tem buscado dialogar para construir uma unidade oposicionista, capaz de barrar o domínio do grupo da atual prefeita Nena, comandado pelo empresário Luciano Lino. No entanto, a intrasigência de algum desses protagonistas prejudica a possibilidade de união.

Com a demonstração de força e habilidade política, articulando uma aliança formada por 8 (oito) vereadores para, supreendentemente, ser elevado a Presidência da CM, Henrique desponta como principal liderança política de oposição. Tal status se deve a sua capacidade de angariar apoios e transitar em todos os agrupamentos do Município, mantendo posição oposicionista e atuação registrada em suas movimentadas redes sociais. A boa proximidade e relação de confiança com o presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade, o senador Laércio e sua suplente Janier Mota, o ex-Deputado André Moura e sua filha Yandra, além da lealdade que diz ter ao projeto do Governador Fábio Mitidieri o cacifam como líder político local.

Embora sua expertise seja reconhecida por todos, o perfil enérgico de Henrique, principalmente nos debates políticos, o faz ter dificuldades para obter maior aceitação, o que é motivado pelo seu perfil de enfrentamento, algo que, em cidades menores como Monte Alegre, é visto com antipatia por uma parcela de população, responsável pelos bons indíces de aprovação do trabalho de Nena de Luciano.

Falando na prefeita Nena, esta é uma das que pode se considerar derrotada com a vitória de Henrique. O histórico de embates e posicionamentos do agora presidente do legislativo municipal faz com que a expectativa para a disputa de 2024 seja intensificada pelo novo cenário político da cidade.

Por Redação Política de Fato


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.