Representante do IBGE apresenta Censo da comunidade a vereadores de Telha
Na noite do último dia 22 de junho, o chefe da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Propriá, Cezar Freitas, esteve na Câmara Municipal de Telha para apresentar os dados colhidos da população local no ano de 2022. Segundo o profissional, o intuito é apresentar números adequados para que os gestores e representantes municipais possam trabalhar com mais eficácia na aplicação de programas sociais e de saúde, planos de ação institucional e outras medidas que venha beneficiar a população.
Através de slides e de um vídeo técnico, o representante do IBGE mostrou como foi feito o trabalho em toda malha territorial do Município - tanto na zona urbana, quanto na rural - e como é realizado a coleta de dados feitas pelos recenseadores para construção do Censo Demográfico. Cezar explicou para os presentes, que todos os dados são colhidos e colocados numa planilha, onde através de relatórios são analisados e definidos os números de cada área.
“Aqui estão os dados de 2010 em comparação com 2022. Em 2010, o IBGE recenseou 839 domicílios em Telha. Já em 2022, esse número saltou para 1.411. Entre domicílios e unidades (casas e propriedades rurais), tivemos 1.836, sendo que destes, 1.411 domicílios particulares permanentes”, explicou Cezar, identificando ainda 154 fazendas e 140 casas vagas em todo o Município.
De acordo com o Censo 2022, Telha tem, em média, 3,5 pessoas/domicílio morando na zona urbana e 3,0 pessoas/domicílio na zona rural. Com relação à população, Cezar explicou que o número também aumentou, mas que a quantidade de pessoas por domicilio diminuiu. “Em 2010 tínhamos 2.157 pessoas morando em Telha. Em 2022, esse número subiu para 3.272, sendo este nosso resultado oficial de moradores no Município”, afirmou.
O chefe do IGBE disse que os trabalhos realizados em 325 dias e em 11 áreas mostraram os dados por povoado e da cidade sede, e ainda afirmou que apesar das mudanças, os indicadores não influenciaram diretamente no repasse do Fundo de Participação Municipal (FPM). O técnico esclareceu que apesar dos números, a quantia de repasse continuou a mesma.
Participaram da sessão, a presidente da Câmara Municipal, Cláudia Dias (MDB); o 1º secretário, Ramon dos Santos (DEM); o 2º secretário, Alan Santana (MDB); as vereadoras Josiely Alves (DEM) e Joelma Feitoza (DEM); além dos vereadores Francisco Vieira (MDB) e Jefson Alves (DEM); e representantes da comunidade.
Texto e Foto: Ascom CMT
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.