Socorro firma parceria via SMS e adere ao Projeto TeleNordeste


13/07/2023 16:15

O município de Nossa Senhora do Socorro aderiu o Projeto TeleNordeste, que tem o objetivo de ofertar teleconsultas com especialidades, e assim, agilizar as filas de espera e disponibilizar um melhor acompanhamento para os pacientes da Rede de Atenção Primária. Na tarde dessa segunda-feira, 10, representantes do Projeto visitaram o município e realizaram uma reunião com os gerentes e médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para apresentar o funcionamento do sistema, as especialidades disponíveis, e fazer a entrega de 21 kits, composto por webcam e caixa de som.

O projeto funciona da seguinte maneira: o médico clínico da Unidade, durante a consulta, observará se o paciente necessita de atendimento com especialista. Caso haja necessidade, o próprio médico agenda a consulta com a especialidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz via sistema, e no dia marcado, o paciente participa da teleconsulta acompanhado pelo clínico da UBS. As especialidades disponíveis no projeto são: endocrinologista adulto e infantil, cardiologista, neurologista adulto e infantil, fisiatra, psiquiatra adulto e infantil, médico da família e nutricionista.

Inicialmente, 21 Unidades de Saúde receberão o kit com os equipamentos necessários para dar início ao funcionamento do projeto. A prioridade são as Unidades de grande porte. “Vamos colocar cada kit recebido em uma Unidade, e duas equipes farão uso do equipamento, uma pela manhã e outra à tarde. Também é importante destacar que daremos prioridade às pessoas que já estão na fila de espera pelo especialista. Não existe um limite de consultas, vamos agendar de acordo com a necessidade dos pacientes”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Thuanny Monteiro.

O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, destaca que a parceria é bastante positiva, pois diminuirá a demanda reprimida nas filas de espera pelas consultas com as especialidades, assim, a assistência à população será otimizada com mais agilidade.

A enfermeira do Projeto TeleNordeste, Vanessa Senra, destaca que além de agilizar a demanda com especialistas, também será possível capacitar os profissionais da Unidade. “O médico da Unidade também participará da consulta juntamente com o paciente, assim, ele também ganhará aprendizado e será capacitado nas diversas áreas”, destaca a enfermeira.

Fonte|Foto: Ascom Nossa Senhora do Socorro


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.