Conselheira Susana Azevedo discute novos projetos com professores e alunos da rede pública
Na manhã desta segunda-feira, 24, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, recebeu em seu gabinete a integrante da Secretaria do Estado da Educação (Seduc), Isabela Mazza, e o professor da rede estadual e gestor de projetos inovadores em educação, Yuri Norberto.
Os atores da rede estadual de ensino vieram à sede da Corte de Contas para solicitar o apoio em novos projetos, iniciativas que permitam que os alunos do ensino público conheçam o funcionamento e o desempenho das atividades de órgãos como o TCE.
"Sempre muito solícita, a conselheira Susana nos atendeu de braços abertos. A manhã foi proveitosa e já começamos a desenhar um projeto que trará jovens de todo o estado para visitas ao Tribunal, aprendendo mais sobre cidadania e os aproximando deste órgão que acompanha o desenvolvimento de políticas públicas de educação”, destacou Isabela.
Criador do projeto Atheneu Políticas Públicas (POP), o docente de sociologia do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Yuri Norberto, participou do encontro acompanhado por três estudantes da rede estadual de ensino. Na ocasião, Yuri e os jovens apresentaram diversas ações, dentre elas os resultados da maior simulação escolar da Assembleia Geral das Nações Unidas do Brasil, Atheneu ONU 2023, que aconteceu no mês de maio, reunindo estudantes, professores, membros do poder público e autoridades para debater temas globais e nacionais.
"Trazer esses alunos para essa reunião já é exemplo do exercício da cidadania. Eles puderam conhecer e ser ouvidos por um membro da Casa, uma pessoa que pensa na educação como prioridade. Fico feliz em perceber a receptividade imediata da conselheira com o nosso Projeto de Educação Cidadã. Tenho certeza que foi apenas um pontapé inicial para uma futura relação entre o Tribunal e todos os jovens da rede pública de ensino”, enfatizou o professor.
Nome atuante na fiscalização de politicas públicas de educação, a conselheira Susana Azevedo destacou a importância da reunião: “Poder ouvir o entusiasmo desses jovens nos dá a certeza que temos que trabalhar pela educação. Isabela e o professor Yuri formam uma rede, uma grande força tarefa que tem como objetivo o ensino de qualidade, comprovam que educação é o único caminho para um país melhor”.
Idealizadora do II Workshop da Educação, que ocorrerá no TCE, nos dias 7 e 8 de agosto, a conselheira afirmou ainda que promoverá o encontro entre os estudantes com palestrantes do evento, e também que não poupará esforços na promoção de ações educativas que envolvam não só a Corte de Contas, mas também os gestores públicos e outros órgãos.
Fonte: Comunicação TCE-SE
Foto: Igor Graccho
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.