Edvaldo empossa Joaquim da Janelinha como secretário municipal; Veja qual pasta o vereador licenciado assumirá
O prefeito Edvaldo Nogueira empossou, na manhã desta segunda-feira, 31, o vereador Joaquim da Janelinha como secretário municipal da Articulação Política e Relações Institucionais de Aracaju. Ao assumir a titularidade da pasta, o parlamentar será responsável pelo fortalecimento das relações entre o governo municipal e o legislativo, além de estreitar o relacionamento com instituições e com a sociedade. De acordo com Edvaldo, com a chegada do novo secretário, “a administração passa a contar com um quadro experiente, que será o elo entre a gestão e a comunidade”.
“Este é um momento de grande felicidade para mim, em que iniciamos uma nova e importante etapa na Prefeitura. Esse trabalho de articulação política era executado pela Secretaria de Governo que concentrava atribuições, sobrecarregando a pasta. Agora, a Secretaria de Governo passa a ter uma nova característica, ela se volta para o trabalho interno da Prefeitura, controlando de perto o Planejamento Estratégico, e a Secretaria da Articulação Política assume a sua missão, de melhorar cada vez mais a relação entre a Prefeitura e a Câmara, além de aproximar a gestão dos aracajuanos, tendo em seu comando um vereador experiente, jovem, determinado que é Joaquim da Janelinha. Com toda certeza, ele dará grande contribuição para a nossa gestão”, afirmou.
Em seu discurso, ao ressaltar o importante papel que o novo secretário terá, o prefeito frisou que ele possui “um perfil alinhado aos princípios da atual gestão”. “Joaquim tem uma característica que me chama a atenção e que reflete muito bem algo que é fundamental em um gestor: valorizar a família, os amigos e aqueles que o cercam. Quem coloca os seus como prioridade, sabe servir a sociedade também. E essa é a nossa maior missão. Trabalhamos cotidianamente para superar as dificuldades e para dar respostas aos aracajuanos. Joaquim, que revela ser um ser humano grandioso, está muito mais do que preparado para esse grande trabalho”, considerou Edvaldo acrescentando que o novo secretário “vai conversar com a população, com as entidades, associações e instituições”.
A ida de Joaquim para a Secretaria da Articulação Política e Relações Institucionais abre espaço para que o primeiro suplente assuma a vaga na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Milton Dantas (PROS), que preside a Federação Sergipana de Futebol. Para Edvaldo, esse é também um dos pontos importantes deste momento, dada a relevância do novo parlamentar para a sociedade aracajuana.
“A presença de Milton Dantas na Câmara será muito importante. Ele é um político que desde a década de 80 atua fortemente na capital, quando integrava o Sindicato dos Bancários, e que, ao enveredar pelo caminho do esporte, passou a realizar um grande trabalho, acarretando por mudanças significativas na Federação Sergipana de Futebol. O campeonato sergipano melhorou de forma muito efetiva, o esporte da segunda divisão também cresceu bastante. Hoje, temos uma presença muito importante na Federação e Milton também vai cumprir um grande papel no legislativo municipal. Sai um vereador que tem compromisso com a sociedade e entra outro vereador de compromisso, com capacidade e competência. Aracaju não perde, pelo contrário. Todos ganham e os resultados em favor dos aracajuanos logo aparecerão. Miltinho chega à Câmara para agregar”, expressou o prefeito.
Comprometimento
Já empossado como secretário da Articulação Política e Relações Institucionais de Aracaju, Joaquim da Janelinha agradeceu pelo gesto de confiança do prefeito Edvaldo Nogueira. O novo integrante da equipe de secretariado também se disse “muito honrado pelo convite” e garantiu que estará “comprometido com a gestão”. “Esse não é o primeiro gesto de confiança do prefeito, em mim, mas, sem dúvidas, é o mais significativo. Desde que nos encontramos, em nossa primeira reunião, afirmei o quanto confiava e acreditava nele para seguir conduzindo a nossa capital. Agora, ao fazer parte da sua gestão, me comprometo em continuar ao seu lado, trabalhando pela nossa cidade”, destacou.
Joaquim reafirmou que se “empenhará para fortalecer a relação entre a Câmara e a Prefeitura”. “A atual legislatura está fazendo história em Aracaju e, juntos, seguiremos trabalhando em harmonia, em prol dos aracajuanos. Tenho muito orgulho de integrar esta gestão, que é bem avaliada pelo povo e que se dedica em trabalhar pela população. Como parlamentar, pude acompanhar o início do atual mandato do prefeito Edvaldo de perto, presenciando a entrega de diversas obras e serviços. Agora, também farei parte desta gestão que entrega o melhor para a população. Cada conversa que tenho com o prefeito Edvaldo é um novo aprendizado, então estou muito animado com essa nova fase. Mais uma vez, muito obrigado, prefeito. Estou pronto para esse novo desafio”, assegurou.
Joaquim dos Santos Nascimento, popularmente conhecido como Joaquim da Janelinha, nasceu em 1981, em Aracaju. Professor por formação e gestor escolar, ingressou na política em 2006, quando fez parte da organização de campanha política. Foi eleito vereador em 2020 para o seu primeiro mandato, tendo como principais bandeiras a educação e emprego para jovens. No parlamento, tornou-se presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo.
Grande quadro
Presente na solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, avaliou positivamente a iniciativa do prefeito Edvaldo, de convidar o vereador Joaquim da Janelinha para assumir a pasta. Para ele, “o povo de Aracaju ganha com a chegada deste novo quadro”. “Tenho certeza de que Joaquim será um grande secretário e que fará um excelente trabalho, como fez na Câmara, em seu mandato de vereador. Da mesma forma, o vereador Milton Dantas dará continuidade ao que o vereador Joaquim vinha desenvolvendo no parlamento. O povo de Aracaju ganha muito com essa alteração no cenário político”, enfatizou.
Para o vereador Antônio Bittencourt, líder do governo municipal na Câmara, a iniciativa do prefeito Edvaldo “foi completamente certeira”, principalmente por ter o vereador Joaquim o perfil ideal para lidar com as demandas da pasta. “Joaquim é um nome que reúne todas as características que devem ter um gestor de uma pasta como essa, com uma capacidade de comunicação e interlocução muito grande, de diálogo não apenas com os vereadores, mas com os movimentos sociais, para as relações institucionais. O prefeito toma uma iniciativa completamente certeira de ter uma figura que possa ajudar na condução das demandas dos vereadores”, avaliou.
Além do presidente da Câmara, vereador Ricardo Vasconcelos, e do vereador Antônio Bittencourt, participaram da posse o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo, representante o governador Fábio Mitidieri, os vereadores Sargento Byron, Breno Garibalde, Josenito Vitale, Anderson de Tuca, Fábio Meireles, Vinicius Porto e Pastor Eduardo Lima, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), Alberto Almeida, o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, secretários municipais e líderes comunitários.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Foto: Arthur D'avila
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.