Delegado de Boquim é transferido após abrir inquérito envolvendo prefeitura


04/08/2023 21:33

O atual clima político de Boquim remete os cidadãos e a classe política que atua como oposição aos tempos do coronelismo. Isso porque o prefeito Eraldo do Cabeça Dantas (Progressistas) parece não medir esforços quando o assunto é utilizar da sua zona de poder para perseguir pessoas ou alcançar determinados objetivos.

A mais recente polêmica no município começou quando o suplente de vereador Alex Junior, teria realizado o flagrante do transporte irregular de galões de combustíveis por meio de um veículo pertencente à prefeitura local. O caso gerou muita repercussão e a eventual abertura de inquérito investigativo pela Delegacia de Polícia de Boquim.

Em entrevista, o vereador Nivaldo da Bala (PSB) falou ao radialista Luiz Carlos Focca da TV Itnet que dias após a abertura do inquérito, o delegado Josenildo Brito passou a receber ligações do prefeito Eraldo afim de colher informações da investigação. O delegado não gostou da tentativa de interferência política no caso e deixou clara a sua insatisfação ao prefeito.

Dias depois, Josenildo foi comunicado da sua transferência de município. A alegação? A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SE) estaria promovendo mudanças pontuais em alguns municípios. Seria uma coincidência terrível, a menos que o prefeito fosse aliado de primeira hora do governador Fábio Mitidieri e que seus próprios interesses, enquanto administrador do município, estivessem envolvidos no inquérito.

Antes de ser removido de Boquim nesta sexta-feira, 4, o delegado deixou o inquérito pronto e encaminhou ao Poder Judiciário. Política de Fato ouviu Josenildo, o qual informou que o documento consta a apuração das condutas dos envolvidos e que caberá ao Judiciário dar celeridade aos eventuais julgamentos.

Desde que os primeiros boatos da possível transferência surgiram, pouca gente acreditou que esta viesse a se concretizar. O que mais se falava em Boquim era: "Irá o governador Fábio se sujeitar à pecha de perseguidor por um mero pedido de prefeito aliado?".

A transferência veio e as razões carecem de maiores explicações.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.