Marcos Oliveira comemora aprovação de Itabaiana como Capital do Comércio e critica aumento em 100% o ICMS do milho
O retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) tem sido extremamente produtivo para o deputado estadual Marcos Oliveira (PL). Somente nesta semana, o parlamentar celebrou a aprovação de um projeto seu que torna a cidade de Itabaiana a Capital do Comércio e do Comerciante de Sergipe e também teceu severas críticas ao governo de Fábio Mitidieri (PSD) por ter aumentado em 100% a alíquota do ICMS do milho produzido no estado.
“É uma cidade que cresce, já somos 104 mil habitantes, já somos a Capital Nacional do Caminhão e agora o nosso mandato tem o prazer de apresentar a toda a nossa região esse projeto. E que todos venham para Itabaiana, pois nossos comerciantes sabem fazer negócio, vender barato e com um preço justo, e têm muita dedicação ao que fazer”, disse Marcos na última terça-feira, 15, ao comemorar a aprovação na Alese. Agora, oficialmente, Itabaiana passa a ostentar mais esse epíteto: Capital do Comércio e do Comerciante.
100% de ICMS no milho
Já nesta quarta-feira, 16, a presença de Marcos Oliveira no parlamento sergipano foi em forma de alerta e de apelo. “O governador Fábio Mitidieri está jogando contra o agronegócio de Sergipe”, alertou o deputado.
Em seguida, Marcos explicou qual a sua preocupação. “Tínhamos um benefício que reduziu no ano passado a alíquota do ICMS do milho para 2%. E os estudos da FAESE demonstraram que aumentou a arrecadação. Mas, infelizmente, vai se retornar a alíquota de 4%, dobrando a alíquota anterior. Portanto, um aumento de 100%”, esclareceu Marcos Oliveira.
Para o parlamentar, o problema é que o cultivo de milho, neste ano, já não está sendo tão lucrativo como em outros anos, pois a saca de milho está com preço bem abaixo do que vinha sendo praticado em períodos anteriores. “Infelizmente temos que tratar desse assunto porque Sergipe está dentro da região chamada Sealba, que inclui Sergipe, Alagoas e Bahia, e o agronegócio por aqui vai estar totalmente prejudicado com esse aumento de 100% na alíquota”, destacou Marcos.
Para ele, há uma imensa contradição na decisão do governador. “O agro sergipano, inclusive, abraçou a campanha de Fábio no segundo turno. E agora esse mesmo agro está sendo prejudicado com esse aumento absurdo. Faço um apelo ao governador para que ele lance um decreto mantendo a alíquota do milho em 2%. Estou aqui, mais uma vez sugerindo e apelando para que o nosso estado de Sergipe não trave”, finalizou o deputado Marcos Oliveira.
Fonte|Foto: Ascom
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.