ICMS do milho: Marcos Oliveira pede prorrogação do benefício


22/08/2023 15:23

O deputado Marcos Oliveira (PL) subiu à Tribuna, nesta terça-feira (22), para fazer um apelo ao Governo do Estado para manter o benefício fiscal com a alíquota em 2% relacionada ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do milho.

“Infelizmente, diversos produtores ligaram preocupados principalmente com o preço da saca de milho que está sendo praticado hoje em Sergipe. Tem uma dificuldade de comercialização em razão de uma concentração de poucos compradores”, afirmou.

O parlamentar contou que a saca de milho está sendo negociada a partir de R$ 40. Ele ainda acrescentou que os valores pagos são usados para pagamento referentes aos insumos de 2022 e os produtores não estão conseguindo arcar com a despesa.

O benefício do ICMS do milho será finalizado no próximo dia 30. O deputado solicitou que esta data seja revista para que o problema seja menos impactante na vida financeira dos agricultores do estado.

“É o mínimo que a gente pode fazer com aqueles que estão sofrendo com uma baixa no valor do milho no estado. É uma contradição que dificilmente é superada: ao mesmo tempo que a gente anuncia que estão saindo navios do porto de Sergipe para Marrocos, a gente também trata de degradação financeira do produtor. A gente trata como se a exportação fosse uma das salvações para nosso comercio e produção e ao mesmo tempo que isso tem ocorrido, tem diminuído drasticamente o poder financeiro e gerado um prejuízo gigante aos produtores”, falou.

Fonte: Agência de Notícias Alese
Foto: Joel Luiz


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.