Linda Brasil critica demonstração de apoio do Governo de Sergipe a Israel

A deputada afirmou que a posição do Governo Mitidieri não é surpreendente e criticou a postura que diverge da adotada pelo Estado Brasileiro


06/11/2023 20:31

Após o hasteamento da bandeira de Israel em frente ao Palácio dos Despachos, nesta segunda-feira, 6, em demonstração explícita de apoio do Governo de Sergipe ao Estado de Israel, no conflito que já deixou mais de 11 mil mortos, sendo quase 10 mil vítimas palestinas, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou suas redes para condenar a postura do Governo Mitidieri.

No pronunciamento, a deputada avalia que o Governo de Sergipe erra ao hastear a bandeira do Estado de Israel, demonstrando sua insensibilidade ao massacre imposto ao povo Palestino pela ocupação israelense da Faixa de Gaza. "O que se observa na Palestina é o resultado direto do sionismo como prática racista e genocida de controle populacional. Fantasiada como "direito de defesa", a ação do Estado de Israel resulta diretamente no extermínio do povo palestino. No mundo todo, avolumam-se os protestos contra a violência israelense. O governo de Israel promove um massacre contra civis, atingindo escolas, hospitais, ambulâncias, campos de refugiados (expulsos de suas casas pelo mesmo governo que agora os bombardeia) e até mesmo instalações humanitárias da ONU, em evidente desrespeito ao Direito Internacional Humanitário", contextualiza.

Linda afirmou que a posição do Governo Mitidieri não é surpreendente e criticou a postura que diverge da adotada pelo Estado Brasileiro. "Defendemos um completo cessar-fogo e o respeito irrestrito ao povo palestino, inclusive com reconhecimento do direito de existir de um povo e de uma nação como a Palestina, como base mínima para resolução do conflito no longo prazo. Não há outro posicionamento possível quando assistimos diariamente ao assassinato de crianças palestinas pela violência desproporcional do Estado de Israel, que emprega contra a população civil poderosos instrumentos de guerra que reproduzem a violência colonial em toda sua perversidade. Essa e outras milhares de vidas inocentes perdidas precisam ser lembradas na perspectiva histórica de suas mortes", opina a deputada.

Linda Brasil lamentou que, ao invés de se preocupar com a promoção da paz, o Governo Mitidieri tenha demonstrado apoio ao que considera um massacre que ficará para a história da humanidade.

"Defendemos que a bandeira que deve ser erguida é a da paz! Um governo comprometido com a paz e com a democracia deve condenar veementemente toda e qualquer forma de violência e de terrorismo, principalmente num contexto de assimetria em que um Estado vitima indiscriminadamente toda a população civil, em claro desrespeito ao Direito Internacional Humanitário. Um governo de estado sério deveria se solidarizar com todas as vítimas e familiares desse conflito histórico, desde 1948, palestinos (as) e israelenses. Milhares de vidas inocentes precisam ser lembradas e a perspectiva histórica de suas mortes também. O Estado de Sergipe deveria conclamar toda a sociedade e esforços pela paz e pelo cessar fogo, inclusive reconhecendo o direito de existir de um povo e de uma nação como a Palestina", enfatizou.

Na publicação, a deputada aproveitou para repudiar veementemente atos terroristas, os atentados por parte do Hamas e o sequestro dos israelenses, bem como as declarações recentes do governo de Benjamin Netanyahu, que assumem, em redes sociais e sem qualquer vergonha, a política de eliminação do povo palestino.

Fonte: Ascom Linda Brasil


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.