Deputado João Daniel promove Audiência Pública para discutir o genocídio contra palestinos

O evento contou com a participação de oito debatedores de diferentes organizações palestinas no Brasil


07/11/2023 17:38

Por iniciativa do deputado federal João Daniel (PT-SE), a Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira, 7, uma Audiência Pública para debater o genocídio contra palestinos em Gaza. Promovido no âmbito da Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, o evento contou com a participação de oito debatedores de diferentes organizações palestinas no Brasil, entre elas a Federação Palestina no Brasil (FEPAL) e o Instituto Brasil-Palestina (IBRASPAL).

Esta é a primeira audiência realizada pela Câmara para tratar deste assunto cujo contexto de guerra aponta para mais de 10 mil pessoas mortas por ataques israelenses na Faixa de Gaza.

“Estamos acompanhando com muita preocupação a situação do povo palestino. É um massacre autorizado pelo imperialismo americano e de uma brutalidade jamais vista. Diante deste cenário, propus essa audiência e saio daqui com a esperança renovada na luta e na resistência pelo povo palestino”, disse João Daniel.

O presidente da Federação Palestina no Brasil (Fepal), Ualid Rabah, classificou a guerra no Oriente Médio como “o primeiro genocídio televisionado da história humana”. Segundo ele, “Nunca existe o último dia, nunca existe o último morto, o último ferido, o último segundo de apartheid. Sempre está por vir”.

Além de Ualid Rabah, foram debatedores no evento: Carima Atiyel, representante do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas; Carol Proner, jurista e advogada especialista em direito internacional; Berenice Alves de Melo Bento, Doutora em Sociologia e professora do Departamento de Sociologia da UnB; Ahmed Shehada, presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal); Breno Altman, jornalista e fundador do portal Opera Mundi; Ahmed Fahkri Al Assad, vice-chefe da missão diplomática da embaixada do Estado da Palestina no Brasil.

Fonte: Ascom João Daniel

Imagem: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.