Deputados sergipanos participam da 26ª Conferência da Unale

O encontro reunirá mais de mil e quinhentos participantes


08/11/2023 17:18

Aberta nesta quarta-feira (8), no Centro de Eventos do Ceará, a 26ª Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), tem como tema central: As Prerrogativas do Parlamento Estadual. Considerado o maior encontro de parlamentares da América Latina, o encontro reúne até a próxima sexta-feira (10), mais de mil e quinhentos participantes, a exemplo de parlamentares sergipanos e servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

No primeiro dia vários eventos simultâneos estão sendo realizados, com temas variados, ressaltando a tecnologia nos parlamentos estaduais, educação, meio ambiente, energias renováveis, modernização dos processos legislativos, entre outras temáticas de relevância para o desenvolvimento nacional.

Entre os parlamentares presentes à realização desses painéis, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PDT).

“Estou no sétimo mandato como deputado estadual e claro que as conferências da Unale já fazem parte da minha vida parlamentar, pois participei da maioria desses eventos em vários estados. Esse congraçamento e interação entre os deputados de todo o país é muito importante. Me sinto mais uma vez muito à vontade e muito feliz em rever colegas de outros estados e estar participando de um evento tão grande juntamente com os colegas de Sergipe e tenho certeza que bons frutos sairão desse evento, como todas as outras edições”, enfatiza.

O deputado Neto Batalha (PP), falou da alegria em participar pela primeira vez de uma conferência da Unale.

“Tem sido muito gratificante, desde o acolhimento da equipe da Unale no aeroporto até aqui no Centro de Eventos. Estou estreando no maior evento de parlamentares da América Latina, adquirindo conhecimentos, trocando experiências para levar na bagagem para nosso estado de Sergipe, mais aprendizados dessa conferência grandiosa. Me surpreendi bastante quando cheguei aqui para fazer o credenciamento e ver a organização e participação de vários deputados e servidores de assembleias legislativas de todo o país”, observa.

Para o deputado estadual Pedro Fernandes (PTB-RO), participar  do encontro de parlamentares do Brasil inteiro, é muito importante. “Aqui na conferência da Unale, a gente troca ideias, aprendizados e leva para o nosso estado, novas expectativas”, afirma. 

Sucesso

De acordo com o presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PSB-PE), o evento já considerado um sucesso, foi planejado com muita antecedência, contando com o apoio irrestrito do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão e do coordenador, o deputado Sérgio Aguiar.

“A 26ª Conferência da Unale já é um sucesso por ser realizada numa cidade que desperta a curiosidade de muita gente, em conhecer o Ceará. Nossos temas estão na ordem do dia dos brasileiros e da sociedade mundial. Primeiro, nós vamos debater aqui as prerrogativas do parlamento, um tema que os parlamentares estão ávidos em discutir. Paralelo a isso nós estamos com uma discussão sobre a educação brasileira, principalmente com foco na segurança dos estudantes”, ressalta.

Diogo Moraes destacou a questão ambiental, outro tema que será discutido durante a conferência, a exemplo da energia renovável.

“Hoje o Nordeste brasileiro e o Norte do país estão como vitrine dessas energias renováveis aliadas ao meio ambiente. Teremos a participação da ministra Marina Silva e da ministra Luciana Santos que vão discutir a ciência e tecnologia junto com o meio ambiente para as energias renováveis. Isso é muito interessante. Iremos falar sobre tecnologia da inteligência artificial junto com as novas plataformas para que os parlamentares possam interagir com o povo, dando maior aproximação da sociedade com o parlamento”, entende.

Carta Aberta

Em coletiva de imprensa, o presidente da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais, falou sobre um documento que será elaborado ao final do evento. “Durante esses dias, iremos extrair tudo o que foi discutido para que na Carta Aberta de Fortaleza, a gente possa colocar no ano que vem junto com a nova diretoria, seguir os nossos trabalhos internacionais de cooperação técnica com o Mercosul e a União Europeia; com legislações eficazes para o parlamento estadual, é tudo o que a 26ª conferência vai produzir aqui no Ceará com os debates e eu estou muito satisfeito pela participação e organização. Quero parabenizar o deputado Sérgio Aguiar, que não mediu esforços para transformar esse evento na maior conferência da Unale”, comemora o deputado Diogo Moraes.

A abertura oficial do evento está marcada para às 19h desta quarta-feira, no auditório do Centro de Eventos do Ceará, com a fala do presidente da entidade e palestra do poeta Bráulio Bessa.

O encontro contará ainda com a 4ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, visando incentivar as políticas públicas que promovem o bem-estar da sociedade, o fortalecimento dos estados, a humanização e a modernização dos serviços legislativos prestados à sociedade. As Casas Legislativas de todo o Brasil concorrem em três categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais foi fundada em 1996 e é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos 1059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira. A entidade prima pela consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população. E também a qualificação dos parlamentares que a compõem, auxiliando o planejamento de políticas públicas estratégicas que beneficiam e abrangem todos os cidadãos na particularidade de cada estado.

Fonte: Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões/Alese


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.