Linda Brasil destaca importância da cultura para sociedade

A parlamentar utilizou o Pequeno e o Grande Expedientes para debater assuntos neste sentido


09/11/2023 17:10

A deputada Linda Brasil (Psol) subiu à Tribuna, nesta quinta-feira (9), para falar principalmente sobre a importância da cultura para a sociedade como um todo. A parlamentar utilizou o Pequeno e o Grande Expedientes para debater assuntos neste sentido.

Linda Brasil citou a realização da 3a Conferência Estadual de Cultura. O evento tem como tema ‘Construção Integrada para Cultura Sergipana – Prioridades e desafios' e está marcado para ocorrer no dia 22 de novembro, no Teatro Atheneu.

“As etapas municipais já aconteceram, mas de forma muito mal organizada, principalmente em Aracaju. Foi em cima da hora porque o prazo já estava acabando, já que os editais e projetos para serem contemplados pela Lei Paulo Gustavo precisava da realização das conferências. Não teve uma grande participação da população aracajuana, Aracaju só tirou três delegados e municípios pequenos tiraram cinco ou seis”, acrescentou.

A deputada contou que o Grupo de Trabalho (GT) de cultura do seu mandato realizou um debate com fazedores de cultura para discutir temas que não foram colocados na Conferência. Os participantes falaram sobre a necessidade de auxílio ao Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) e também sobre ajustes em editais que não estavam em conformidade com a lei e precisam ser revistos.

As declarações ocorreram durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Assistência social

A parlamentar também destacou o segundo dia da 15a Conferência Estadual da Assistência Social de Sergipe, que está sendo realizado nesta quinta-feira. O encontro reúne pessoas de todo o estado na capital Aracaju.

“As propostas advindas dos municípios sergipanos versam sobre diversos eixos do sistema único de assistência social, como financiamento, controle social, serviços, benefícios, entre outros. São usuários, trabalhadores e trabalhadoras e organizações da assistência social coletivamente avaliando as propostas e votando com foco em assegurar avanços para a assistência social no estado”, afirmou.

As propostas citam a necessidade de realização de concursos públicos, cofinanciamento estadual na assistência, garantia de educação permanente e a interiorização de políticas principalmente para as minorias representadas politicamente.

Fonte: Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.