Fábio Mitidieri se reúne com integrantes do Sindisan e discute adequações na Deso

Encontro teve o propósito de buscar conciliações frente à iminente concessão parcial dos serviços de saneamento básico do estado


09/11/2023 17:24

Em atenção às reivindicações das diversas categorias profissionais de Sergipe, o governador Fábio Mitidieri recebeu nesta quinta-feira, 9, representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan). O encontro teve o propósito de buscar conciliações frente à iminente concessão parcial dos serviços de saneamento básico do estado, hoje operados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Como encaminhamento, foi deliberada a criação de uma comissão responsável por determinar o quantitativo de profissionais necessário para o processo de transição. Após o trabalho da comissão, novos encontros serão marcados.

A reunião atende a uma demanda dos trabalhadores e confirma um compromisso democrático firmado durante a 13ª edição do Governo Itinerante 'Sergipe é aqui', ocorrida no município de Riachuelo, no dia 20 de outubro. Na oportunidade, os membros do Sindisan apresentaram seus pleitos, recebendo do governador a confirmação de que seriam recepcionados em audiência específica junto à equipe técnica do governo.

Durante o encontro, o governador reafirmou a disponibilidade da gestão em receber e analisar as colocações dos trabalhadores. "Hoje, cumprimos nosso compromisso de atender a uma demanda da categoria, recebendo os representantes do sindicato e ouvindo seus questionamentos. Nosso objetivo final e comum é oferecer um serviço de qualidade aos sergipanos, sem deixar de nos colocar à disposição dos trabalhadores da Deso para escutar seus anseios, sempre alinhado com as condições do Estado", frisou.

O presidente do Sindisan, Sílvio Sá, destacou a abertura do Governo do Estado na negociação com os trabalhadores da Deso. "A finalidade desta reunião foi iniciar as tratativas em torno das adequações na Deso. Foi um diálogo aberto e franco. Trouxemos nossas defesas e propostas, e o governador se mostrou ciente da situação e da preocupação da categoria. Ele receberá as informações prestadas por nosso sindicato e sinalizou a criação de uma comissão. Esta é a primeira reunião de muitas outras, e esperamos chegar a um denominador comum, com resultados favoráveis para a população, para o Estado e para os trabalhadores", avaliou.

O presidente da Deso, Luciano Goes, enfatizou a preocupação do Governo com a manutenção do corpo de profissionais. "Foi um encontro positivo, no qual o governador esclareceu dúvidas do Sindisan sobre o modelo que está por vir. Também vimos que o governo está preocupado com a estabilidade dos funcionários e em manter a Deso com a maior eficiência, prestando o melhor serviço à sociedade", relatou.

Concessão

Na busca pela melhoria do serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto no estado, o Governo de Sergipe demandou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um diagnóstico da atual situação do sistema. Pelo estudo, foi indicada a aderência a um modelo de concessão parcial, na qual a captação e o tratamento da água continuariam sendo responsabilidade do Estado. A distribuição, no entanto, ficaria a cargo da iniciativa privada.

Em virtude do manifesto desconforto dos trabalhadores da Deso, o governador Fábio Mitidieri veio a público em diferentes ocasiões para ressaltar que os desligamentos em massa não são de interesse da gestão. O entendimento do Governo, segundo o chefe do Executivo estadual, leva em conta, inclusive, o fato de que houve aumento no número de contratações nos estados que adotaram o sistema de concessão, a exemplo do Rio de Janeiro.

Além do presidente, participaram da reunião em nome do Sindisan os representantes Joe Igor, Aécio Ferreira e José Sérgio Passos. Também esteve presente o representante dos trabalhadores da Deso e membro do Conselho de Administração, Raimundo José Cardoso.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Foto: César de Oliveira 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.