Vereador Camilo Daniel critica processos de privatização do serviço público

O vereador destacou os prejuízos sociais para diversos outros setores caso as privatizações aconteçam


10/11/2023 17:40

Utilizando como principal exemplo parcerias público-privadas que ameaçam a Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso), o mandato popular de Camilo Daniel (PT) denunciou os prejuízos sociais dos processos de privatização. O tema foi trazido à Câmara Municipal Aracaju (CMA), na sessão desta quinta-feira, 9.

“É o lucro de municípios maiores como Aracaju que ajuda subsidiar as atividades da Deso em municípios menores como aqueles do Alto Sertão Sergipano. É esse subsídio que está completamente ameaçado com a proposta do governador Fábio Mitidieri de PPP na Deso. Porque ele quer fatiar a Companhia de Saneamento em grandes lotes. E lotes que dão muito lucro, dessa forma os municípios mais afastados ficarão prejudicados”, disse.

Camilo destacou os prejuízos sociais para diversos outros setores caso as privatizações aconteçam. “Existe um projeto neoliberal que precariza, completamente, o serviço público. Há quanto tempo não existe concurso público? Além disso, há ainda o déficit com a previdência.” O vereador também reforçou o compromisso do mandato com as categorias: “Nosso mandato sempre estará à disposição dos trabalhadores e dos servidores na luta contra qualquer tipo de privatização e na defesa de um serviço público de qualidade”.

Histórico de Luta 

O vereador Camilo Daniel trouxe, também, o histórico de luta que ajudou a travar em 2019, contra a ameaça de privatização da Deso. Na época, o então governo federal de Michel Temer adotou diversas medidas em direção a privatizações no setor público. “Nós passamos praticamente o mandato todo dialogando com o prefeito e o sindicato para assinar esse contrato de 30 anos entre a Prefeitura de Aracaju e a Deso. Era uma forma de garantir a salvaguarda da Deso”.

Tribuna livre com o Sindisan 

Na próxima terça feira, o presidente do Sindisan, Silvio Ricardo de Sá, estará na Câmara Municipal para discutir os prejuízos dos processos de privatização da DESO.

Fonte: Thiago Paulino/Ascom Camilo Daniel 

Foto: Gilton Rosas 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.