Linda Brasil reafirma posicionamento contra privatização da Deso

A deputada repudiou o "projeto privatista" do governo de Sergipe


15/11/2023 18:34

Em pronunciamento no Pequeno Expediente da sessão plenária desta terça-feira (14), a deputada Linda Brasil (PSOL), voltou a falar sobre a possibilidade de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

“Hoje os funcionários e funcionárias da Deso estão mobilizados em frente à Câmara Municipal de Aracaju, contra a proposta de privatização da estatal, como vem planejando o Governo do Estado, a partir de estudos contratados junto ao BNDES. Eles também lutam pela manutenção dos empregos, já que o estudo aponta para cerca de uma mil demissões de trabalhadores e trabalhadoras efetivos. Estão todos preocupados com o seu futuro”, afirma.

Linda Brasil reafirmou o seu posicionamento contra a privatização da Deso. “Quero expressar o meu repúdio ao projeto privatista do Governo do Estado, que trata a todo o custo, entregar todos os serviços públicos, inclusive os essenciais como saúde e educação à iniciativa privada, seja por meio das terceirizações, das Parcerias Públicas Privadas (PPP) ou com a criação da Organizações Sociais (OS). Água não é mercadoria e mais uma vez eu digo que somente a sociedade civil organizada para combater a destruição dos serviços públicos e a entrega da iniciativa privada, que muitas das vezes só visa o lucro”, observa.

Racismo Ambiental

A deputada também falou no Pequeno Expediente sobre a Sessão Especial de sua autoria,  realizada no plenário da Alese, na última segunda-feira (13) em alusão ao lançamento do Protocolo de Consulta Livre, Prévia, Informada e de Boa Fé – Território Quilombola Brejo dos Negros.

“Ontem esta Casa estava lotada de pessoas das comunidades tradicionais de todo o estado e foi um momento muito emocionante e hoje vamos realizar uma atividade de formação política da nossa mandata, dessa vez com o tema crise climática e racismo ambiental debatido ontem na Sessão Especial, porque quando essas comunidades lutam para a preservação da sua cultura, do seu território, também estão lutando contra a destruição do meio ambiente. Hoje será importante para quem deseja aprender e atuar contra o maior  desafio que já lidamos, que é a sobrevivência diante da crise climática”, afirma informando que o evento acontecerá na Escola do Legislativo (Elese), a partir das 14h.

Feminicídio

No Grande Expediente, a deputada falou sobre a violência contra a mulher. “Esse último final de semana foi marcado pela morte de duas mulheres em nosso estado; um cenário infelizmente muito frequente e que está crescendo em nosso país e em nosso estado. Em 2022, 19 mulheres foram vítimas de feminicídio em Sergipe e esse ano já são 12 mulheres vitimadas, além de 25 tentativas. Cada número desse é a vida de uma mulher, é uma história interrompida; um filho sem mãe, uma família destruída; infelizmente por causa da misoginia, do machismo”, lamenta.

A parlamentar acrescentou que, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontam que Sergipe foi o  2º estado do país que mais deferiu medidas protetivas em 2022 e é o estado nordestino com maior crescimento desses pedidos.

“Infelizmente casos de violência contra as mulheres são muito frequentes e a gente precisa de ações efetivas para combater essa violência e pra mim, a base é a educação para desconstruir esse estigma de comportamentos que colocam o homem em situação de superioridade em relação às mulheres. No dia 31 de outubro, o presidente Lula sancionou uma lei para o pagamento de pensão especial para os filhos e dependentes (menores de 18 anos), de mulheres vítimas do feminicídio. Foi uma ação e uma política pública muito importante, mas é preciso que o Governo do Estado também promova políticas públicas constantes, reflexões e ações de prevenção, fortalecimento dos instrumentos de proteção das vítimas, além de intensificar campanhas de enfrentamento, investir nos equipamentos da Defensoria Pública, Ministério Público e Núcleo de Atendimento Psicossocial com foco nas mulheres”, entende. 

Fonte: Aldaci de Souza- Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões/Alese


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.