Paulo Júnior comemora oficialização do Consórcio para transporte

O deputado destaca que os problemas precisam ser discutidos com celeridade


15/11/2023 18:54

Defensor do Consórcio Público e da licitação para o transporte público da Grande Aracaju, o deputado estadual Paulo Júnior usou o pequeno expediente desta terça-feira, 14, para  comentar o anúncio sobre a oficialização do Consórcio de transporte público na Grande Aracaju.

Em  reunião entre os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira; São Cristóvão, Marcos Santana; Alberto Martins, Barra dos Coqueiros; padre Inaldo, Socorro e o governador Fábio Mitidieri, foi oficializado o Consórcio. O próximo passo, de acordo com Edvaldo Nogueira, será a licitação do transporte, prevista para março de 2024.

“Meu mandato sempre defendeu o Consórcio e a licitação para o transporte público. Realizamos audiência pública sobre o tema, envolvendo os municípios e a sociedade. Ontem, os prefeitos e o governador lançaram oficialmente o Consórcio e foi anunciada uma reunião para 22 de novembro e outra para dezembro, quando será apresentado relatório sobre a situação do transporte na região”, disse.

Membro da comissão de Transportes da Assembleia, Paulo afirmou que os problemas precisam ser discutidos com celeridade. “É pneu voando enquanto os ônibus estão circulando. Estou satisfeito com o anúncio, mas é preciso debater a licitação e o aporte de subsídio, porque essa conta não pode ser rateada apenas pelos municípios”.

Consórcio metropolitano

As discussões para a instalação do consórcio foram iniciadas ainda em 2018, quando foi realizada a primeira reunião entre os prefeitos das quatro cidades, originando, entre as medidas estabelecidas, a formação de uma comissão com representantes dos municípios para o estudo das leis existentes, com a finalidade de se chegar a um resultado que fosse benéfico às quatro cidades.

Ao longo de 2019, o grupo voltou a se reunir, por diversas vezes, para avançar nas discussões para a instalação do consórcio. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as discussões precisaram ser suspensas para o enfrentamento ao período pandêmico.

Passada a fase de combate à pandemia, em 2022, a Prefeitura de Aracaju, que lidera o processo, contratou a Associação Nacional de Transporte Coletivo (ANTP) para a prestação de consultoria especializada, com a finalidade traçar um diagnóstico preciso do sistema de transporte público que abrange a Grande Aracaju. Para a contratação dessa consultoria, a gestão da capital investiu R$1,9 milhão. 

No último dia 9 de outubro, os gestores de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro voltaram a se reunir para estabelecer um cronograma de agendas. E já no dia 11 daquele mês, os prefeitos da Grande Aracaju, a convite do prefeito Edvaldo Nogueira, participaram de um uma nova reunião, na qual foram apresentados os resultados da consultoria realizada pela ANTP.

Fonte: Ascom Paulo Júnior

Foto: Jadilson Simões


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.