Vereador Camilo Daniel sugere programa 'Desenrola' em Aracaju

O vereador pediu para o prefeito fazer um programa parecido para quem deve IPTU e ISS


22/11/2023 19:09

Quitar as dívidas para recomeçar o ano de 2024. O mandato popular de Camilo Daniel (PT) trouxe na manhã desta quarta, 22, a importância do “dia D” de mobilização nacional do Programa Desenrola. Nesta ação será possível renegociar e quitar dividas e diversas agências estão funcionando em um regime de horário diferenciado. Camilo chamou a atenção para as condições especiais para uma faixa de público diverso. “O programa construiu um abatimento para diversos tipos de restrição; do trabalhador rural até quem tem dívida do FIES.”, afirmou.

Camilo ressaltou a importância do 'Desenrola' para o atual contexto em que muitos brasileiros ainda estão se recuperando financeiramente. “Infelizmente em nosso país mais de 70 milhões estão endividados e 80% das dívidas de mulheres são contraídas por conta da alimentação. São dívidas para comprar feijão, o gás e hoje nós temos uma condição especial para o abatimento dessas dívidas”.

O vereador também chamou a atenção para que a Prefeitura de Aracaju se inspirasse em ações semelhantes. “E gostaria de aproveitar para pedir ao Prefeito Edvaldo observar o programa Desenrola e fazer um programa parecido para quem deve IPTU e quem deve ISS. Para que as pessoas possam negociar suas dívidas e se sentir bem no próximo ano. Nos últimos três anos, seja pela crise econômica, seja pela pandemia, muitos ficaram sem condições de sobreviver bem e muita gente acabou contraindo dívidas”.

“Não existe desenvolvimento da nossa economia se não houver crédito, trabalho, geração de renda. Mas como as pessoas vão pegar créditos se estão endividadas? Então o Governo do Presidente Lula acertou em cheio nisso,” disse Camilo informando que o Desenrola é importante para que muitos possam acessar os programas de crédito de 2024.


Sobre o programa

Nessa atual fase o programa do Governo Federal podem ser negociadas dívidas com valor de até R$ 20 mil e tenham sido negativadas entre 2019 a 2022. Segundo o Ministério da Fazenda, também estão incluídas dívidas bancárias, como aquelas de cartão de crédito, e as contas atrasadas como energia, água e comércio varejista.

Fonte: Thiago Paulino/ Ascom Camilo Daniel

Foto: Gilton Rosas


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.