João Daniel e Sindisan apresentam Frente Sergipana em Defesa da Deso
O lançamento foi considerado por João Daniel um marco na luta contra o avanço da privatização da empresa
A manhã desta terça-feira, 19, foi simbólica para a luta unificada dos trabalhadores sergipanos, especialmente da Deso, contra a privatização da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso). Além de uma coletiva de imprensa, o evento serviu para lançar a Frente Sergipana em Defesa da Deso, formada pelo deputado federal João Daniel (PT), centrais sindicais e cinco deputados estaduais sergipanos, os quais assinaram manifesto público defendendo a estatal.
Realizado na sede do Sindisan (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe), o lançamento foi considerado por João Daniel um marco na luta contra o avanço da privatização da empresa.
Entre os deputados presentes e que assinaram o manifesto estavam Chico do Correio (PT), Linda Brasil (PSOL), Georgeo Passos (Cidadania), Marcos Oliveira (PL). As centrais sindicais presentes foram a CUT, a CTB e a UGT, além de movimentos sociais como o MST, FETASE, Motu, Levante Popular, DCE da UFS, Juventude do PT, Unidade Popular (UP), Via Campesina e a Consulta Popular.
“A privatização é um ato criminoso. Além de transformar água e saneamento em negócios privados, vai demitir centenas de trabalhadores e vai aumentar a tarifa de esgoto de água no Estado de Sergioe. Toda a luta e mobilização em defesa da DESO pública e estatal são válidas e esse momento de hoje é um passo importante na resistência desse ataque”, disse o deputado João Daniel.
O presidente do Sindisan, Silvio Sá, falou do objetivo da frente, “[…] foi trazer a classe política, os movimentos sociais, os movimentos sindicais, a se somarem na luta da Deso, a luta em defesa da água para os sergipanos. O documento foi totalmente aprovado e estamos satisfeitos com a participação de todos. A partir de agora a gente começa a lidar com o pior que está por vir, que é o projeto de lei que deverá chegar na ALESE nos próximos dias”, disse.
Fonte: Ascom João Daniel
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.