Luciano Pimentel apresenta PL que cria carteira de identificação da pessoa com deficiência

O documento terá validade de dez anos e será expedido sem qualquer custo para o requerente


27/12/2023 20:03

Com o objetivo de assegurar o acesso a direitos, contribuindo para promoção da inclusão e da cidadania plena, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei nº 467/2023, que cria a carteira de identificação da pessoa com deficiência. O PL foi aprovado pelos parlamentares sergipanos na última sexta-feira, 22,  na sessão que marcou o encerramento dos trabalhos legislativos de 2023.

De acordo com a propositura, o documento terá validade de dez anos e será expedido sem qualquer custo para o requerente, por meio de solicitação devidamente preenchida e assinada pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhada de relatório médico, confirmando o diagnóstico com a Classificação Internacional de Doenças – CID -, de seus documentos pessoais, bem como dos seus responsáveis legais e comprovante de endereço.

Na justificativa do PL, Luciano Pimentel ressalta que a pessoa com deficiência nem sempre é visivelmente identificável, sendo esse um importante argumento em favor da utilização da carteira para fins de garantir um atendimento prioritário, por exemplo. Segundo o parlamentar, a criação do documento também irá favorecer a identificação das pessoas com deficiência, auxiliando na aplicação das políticas públicas.

“Com esse documento em mãos, a pessoa com deficiência terá como comprovar facilmente que tem direito a prioridade no atendimento e o acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, evitando constrangimentos e o acompanhamento de laudos médicos, facilitando a vida do beneficiário e seu acompanhante”, destaca Pimentel no projeto.

Após a aprovação na Assembleia Legislativa, a proposta segue para apreciação do Governo de Sergipe.

Fonte: Innuve Comunicação


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.