Rodrigo Valadares faz balanço do primeiro ano na Câmara Federal

O deputado buscou se destacar na defesa das suas principais pautas


29/12/2023 22:00

Rodrigo Valadares (União-SE) concluiu seu primeiro ano de mandato na Câmara dos Deputados com um ótimo desempenho, sendo reconhecido como o melhor deputado federal de Sergipe pelo Ranking dos Políticos.

Valadares se destacou por sua atuação firme na defesa da verdade e da justiça, destacando-se na CPMI do 8 de Janeiro, onde questionou a atuação do governo federal nos eventos que levaram à invasão do Congresso Nacional. O deputado também foi um dos principais articuladores da retirada de pauta do projeto de lei que legalizaria o aborto até o terceiro trimestre de gestação.

Além disso, o parlamentar foi um crítico ferrenho da aproximação do governo brasileiro com regimes autoritários, como Venezuela. Ele também foi um defensor da família, da fé e da vida.

Atuação na CPMI do 8 de Janeiro

A CPMI do 8 de Janeiro foi um dos principais destaques do mandato de Rodrigo Valadares. O deputado foi um dos principais questionadores da atuação do governo federal nos eventos que levaram à invasão do Congresso Nacional.

Valadares destacou a falta de ação do governo federal para proteger os prédios públicos na Praça dos Três Poderes, apesar dos alertas da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). O deputado também questionou a atuação do então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Gonçalves Dias, que deixou de acionar o Plano Escudo para proteger as instalações públicas.

Valadares também foi um dos principais defensores da investigação do sumiço de imagens do Ministério da Justiça do dia 8 de janeiro. O deputado apresentou uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando uma investigação sobre o caso.

Defesa da família, da fé e da vida

Rodrigo Valadares destacou-se como um incansável defensor da família, da fé e da vida. Sua atuação na política foi marcada por posições firmes, como a articulação para retirar de pauta o projeto de lei que buscava legalizar o aborto até o terceiro trimestre de gestação.

Além disso, o deputado votou contrariamente à legalização irrestrita do uso de drogas, manifestou-se contra o aumento de direitos para criminosos em detrimento das vítimas e empenhou-se na apresentação de emendas para evitar brechas que possibilitariam a compra de drogas pelo Governo no Programa de Aquisição de Alimentos. Rodrigo também expôs tentativas de destinar dinheiro público para a aquisição de drogas, ressaltando a importância de proteger o referido programa.

Demonstrando seu compromisso com a segurança pública, Rodrigo votou a favor do aumento das penas para crimes de roubo e furto. Adicionalmente, foi um dos líderes na retirada de pauta do Projeto de Lei 6.485/2022 (abortoduto), que propunha permitir abortos até o terceiro trimestre sem necessidade de autorização judicial.

Alerta sobre perigosas aproximações do Brasil em Relações Exteriores

Rodrigo Valadares desempenhou um papel ativo ao combater as alianças perigosas do Brasil com regimes autoritários, como a Venezuela. Sua atuação foi fundamental para sensibilizar sobre os riscos associados a essas parcerias, enfatizando as violações dos direitos humanos e da liberdade religiosa por parte desses regimes.

Uma vitória notável foi na Argentina, onde, apesar da interferência brasileira nas eleições, Valadares expôs publicamente essas ações do governo brasileiro. Participou ativamente na observação do processo eleitoral ao lado de outros deputados, reforçando seu compromisso em alertar sobre práticas questionáveis que poderiam comprometer as relações internacionais do Brasil.

Apoio ao Desenvolvimento Econômico

Rodrigo Valadares demonstrou seu comprometimento com o desenvolvimento econômico por meio de iniciativas legislativas relevantes. Como relator, foi peça-chave na elaboração de um projeto de lei que permitiria que empresas com dívidas previdenciárias permanecessem no sistema tributário Simples Nacional, buscando assim facilitar a regularização e promover a sustentabilidade financeira dessas organizações.

Além disso, o deputado posicionou-se firmemente contra a proposta do governo de tributar compras internacionais. Sua crítica a esse plano ressalta sua preocupação em evitar medidas que poderiam impactar negativamente o comércio e o acesso a bens importados, consolidando sua postura em prol de um ambiente econômico favorável ao crescimento e à competitividade.

Prêmio Ranking dos Políticos

Reafirmando o ótimo desempenho de Rodrigo Valadares, mesmo em seu primeiro ano de mandato, o parlamentar foi um dos premiados no Ranking dos Políticos, a maior premiação parlamentar do país.

Na análise legislativa de 2023, Rodrigo não apenas figurou entre os 100 principais parlamentares, mas também se destacou como o deputado mais bem avaliado do Estado de Sergipe. Ele foi o único deputado sergipano a ser premiado no evento.

O Ranking utiliza diversos critérios para avaliar os parlamentares, abrangendo desde a presença nas sessões e economia de verbas até a análise de processos judiciais e votações em decisões cruciais do Congresso. A pontuação exigente da plataforma destaca o desempenho notável dos parlamentares no enfrentamento da corrupção, combate a privilégios e redução do desperdício na máquina pública.

Fonte: Ascom Rodrigo Valadares 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.