Glória e a oposição em rota de colisão: Jairo e Alex Pintado não se entendem
por Daniel Rezende
O grupo de oposição do município de Nossa Senhora da Glória vive anos turbulentos e o cenário parece cada vez mais nebuloso, aos menos é o que se conclui a partir das declarações de duas lideranças cotadas como pré-candidatas para o pleito de 2024: O ex-deputado Jairo de Glória (Progressistas) e o vereador Alex Pintado (PSDB). Ambos se acusam de não cumprirem acordos e não escondem os conflitos que impedem uma unidade.
Jairo diz que a pretensão do agrupamento era lançar uma chapa forte de vereadores com o objetivo de fazer uma oposição forte na Câmara Municipal. Essa chapa teria a presença do próprio e de Alex Pintado. Todos visando vagas no Legislativo. Acontece que Alex teria recuado para se lançar ao cargo de prefeito.
“O projeto inicial não era esse. Eu ia para vereador, com Alex Pintado, Sebastião de Análio, Dr. José Augusto, entre outros e um outro seria o candidato a prefeito, tendo em vista que é difícil tomar [a eleição] do grupo que está aí. Poderíamos fazer frente a partir do ano que vem com três vereadores de oposição, mas Alex, não sei por que cargas d’água agora quer ser candidato a prefeito”, disse o ex-deputado.
Alex, por sua vez, disse que votou em Jairo para deputado estadual em 2022 visando uma unidade que inclusive foi combinada nos bastidores daquele pleito. “Eu votei nele em 2022 para deputado estadual com o intuito de unir a oposição, ficando os dois nomes à disposição e quem tivesse melhor apoiaria o outro [...] O meu nome está melhor que o dele nas pesquisas, mas o ego dele é muito alto e ele não está querendo cumprir o que foi combinado”, acusou o vereador.
As versões dos dois se conflitam. Enquanto Jairo diz que Alex é um franco atirador que lançou uma candidatura sem a discussão com o agrupamento, Alex fala com convicção que tem um apoio maciço de lideranças, “Estou montando uma chapa para vereador com nomes como os de Erlândio do Seguro, Zé Augusto, Dão do Angico, Jorge Amado, Marcos do Remédio, Lelinho do Gesso, Jairo do Gesso [...] E estou conversando com Aparecido Dias, que quero como vice na nossa chapa”, disse.
Diante deste cenário, há o primeiro recuo e ele parte de Jairo, que já admite observar a conjuntura de maneira negativa e não ter pretensão de liderar uma chapa de oposição. “Eu estou me resguardando e aguardando o melhor cenário. Atualmente sou candidato a concluir meu curso de Direito”, conclui.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.