Dr. Saulo ganha favoritismo na disputa a prefeito em Lourdes


14/02/2024 16:32

por Daniel Rezende

O médico cirurgião Dr. Saulo Makerran nunca foi candidato a cargos eletivos, mas seu crescimento orgânico em pesquisas eleitorais e nas enquetes de redes sociais já mostram que o jovem médico nada a braçadas na disputa pré-eleitoral pela Prefeitura Municipal de Nossa Senhora de Lourdes. Recém filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ele tem formado um grupo forte e se credenciado a uma vitória na sua primeira disputa eleitoral.

O clima no município do Sertão de Sergipe é de que uma renovação política nos seus quadros se faz necessária e atualmente o jovem é o que mais se aproxima dessa necessidade. Esse fator, somado à alta rejeição do prefeito Laerte Andrade (PSD) e toda a família Andrade por tabela, já que o pré-candidato do agrupamento é o primo de Laerte, Fábio Andrade, contribuem para a alta cotação em torno de Saulo. Há uma espécie de relação oferta e demanda que fortalece e dá franco favoritismo ao médico filho de Lourdes.

A “pá de cal” para o seu crescimento nas pesquisas de intenção de votos foi a conturbada transferência do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para o Hospital Regional de Socorro. Sete anos de contribuição ao maior hospital do estado foram descartados após uma simples fotografia ao lado do deputado federal e presidente do PT/SE, João Daniel (PT).

Houve clamor popular e revolta neste episódio que foi classificado como fruto de uma perseguição política. O resultado não poderia ser outro: A pré-candidatura de Saulo foi catapultada e sua imagem consolidada como líder na preferência do processo pré-eleitoral.

Fruto de família humilde e nada tradicional na política local (Seu avô e seu tio foram candidatos, mas não obtiveram sucesso), Makerran surpreende uma política tradicionalmente influenciada pelas oligarquias locais, tornando-se um ponto fora da curva em um estado tão dependente de sobrenomes enraizados na nossa história.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.