Filiação de Ana Helena ao União Brasil arrasta multidão e confirma seu favoritismo


12/03/2024 20:50

por Daniel Rezende

O ato de filiação ao União Brasil da pré-candidata a prefeita de Aquidabã, Ana Helena, pode ser tratado como a síntese do que o Política de Fato havia antecipado uma semana antes: Há um favoritismo evidente da jovem anunciado pelas pesquisas e comprovado pela multidão presente no evento.

Analistas políticos do município foram unânimes em afirmar que se tratou do maior ato de filiação de um pré-candidato da história do município. Foram mais de 3 mil pessoas que lotaram os espaços interno e externo da AABB. Isso confirma um favoritismo, claro, mas também não significa uma vitória eleitoral pré-anunciada. Afinal, treino é treino e jogo é jogo!

Contudo, o que não pode ser ignorado aqui é a força do agrupamento liderado pelo prefeito Dr. Mário Lucena (Republicanos) e por sua esposa, a deputada estadual Lidiane Lucena (Republicanos), que apostam em Ana Helena para conduzir esse processo de sucessão. Também não há como negar o peso que a aliança com o líder maior do partido no estado, o presidente e ex-deputado federal André Moura (UB), deu à pré-candidatura.

Se havia ali um alto número de apoiadores apadrinhados politicamente ou não, não deixa ser mérito da liderança de Mário conseguir manter um grupo robusto e competitivo por três eleições consecutivas, inclusive, até pouco tempo atrás, com o próprio pré-candidato de oposição, Euriquinho (PSD), nas suas fileiras.

Este, inclusive, vem cada vez mais se perdendo no discurso e quebrando a cabeça para entender como dialogará com o eleitorado no pleito que se avizinha. O fato de ter caminhado com Mário até o segundo semestre do último ano e ter “abandonado” a aliança por pretensões individuais tem soado mal no eleitorado aquidabãense.

Existe uma impressão de que o ex-prefeito “roeu o osso” até o fim e agora decidiu vestir a farda de opositor. O processo de convencimento será uma odisseia.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.