Candisse e a fotografia que comprova força de Lula e do PT em Aracaju
por Daniel Rezende
A repercussão da fotografia da pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), ao lado do presidente Lula e seu vice Geraldo Alckmin, foi um aperitivo do que se espera em termos de força do Partido dos Trabalhadores e do presidente Lula na Capital de Sergipe, Aracaju, durante o pleito de 2024.
Ainda que não tenha reverberado à altura do registro na grande imprensa sergipana, a força que a fotografia produziu e ainda produzirá já pode ser considerada um divisor de águas na primeira pré-candidatura feminina do PT ao cargo de Chefe do Executivo na capital.
Por si só, um registro fotográfico poderia significar muito pouco. Mas, em um contexto de comentários pouco construtivos e de desconfiança da imprensa e de grupos políticos adversários em torno da viabilidade eleitoral de Candisse, essa fotografia afasta, até certo ponto, as desconfianças e atrai olhares diferentes ao projeto petista em Aracaju.
Sob o aval de Lula e de quadros fortes do partido, a exemplo do deputado federal João Daniel e da ex-deputada Ana Lúcia, com a coordenação política do esposo e senador Rogério Carvalho (PT) e partindo da memória e do legado do PT em Aracaju, cuja gestão Marcelo Déda fez história no início dos anos 2000, Candisse pode surpreender e emplacar uma campanha visando o 2º turno.
O cenário fragmentado, principalmente no seio governista, com suas três ou mais candidaturas, pode ser um elemento-chave nessa passagem para o 2º turno, no qual a tendência de polarização ideológica (Direita x Esquerda) tende a ser um fator decisivo. Nesse aspecto, a boa aprovação do Governo Lula e o histórico progressista da capital sergipana serão fiéis da balança no enfrentamento de eventuais personagens de direita que estejam nesse embate.
Neófita ou não, Candisse Carvalho é um nome que não pode ser ignorado. As recentes campanhas de Rogério (Senado – 2018; Governo – 2022) mostram que, quando a militância engrena o ritmo de campanha e sai em defesa do projeto Lulista/Petista, é um verdadeiro “Deus nos acuda” para os adversários.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.