Governistas temem retorno do “Fenômeno Valmir” e ligam rolo compressor em Itabaiana


09/04/2024 12:41

por Daniel Rezende

A recente pesquisa do Instituto França de Pesquisas (IFP) que trouxe um cenário de liderança com folga do pré-candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), deixou o clima político na cidade serrana em polvorosa. Era esperada uma liderança do pré-candidato a sucessor do prefeito Adailton, mas o impacto da vantagem - 75% de Valmir contra 24% de Edson Passos – foi responsável por deixar o grupo governista liderado por Fábio Mitidieri (PSD) em alerta e disposto a ligar o “rolo compressor” para cima do itabaianense.

Mesmo enfraquecido no período pós-eleitoral de 2022, quando gerou revolta em parte do seu eleitorado ao assumir uma posição à candidatura petista ao Governo de Sergipe de Rogério Carvalho (PT), Valmir ainda desperta um sentimento de ansiedade no bloco governista. A crescente que proporcionou o seu crescimento na disputa ao Governo em 2022 não é ignorada e há quem diga que os personagens de maior relevância política no Palácio dos Despachos o veem como a principal ameaça de liderança da oposição em 2026, fazendo-nos trabalhar incessantemente para garantir a derrota municipal e apagar a liderança criada em 2022.

Esse medo do retorno do “Fenômeno Valmir” se expressa também na capital sergipana com a pré-candidatura de Emília Corrêa (PL). Os entusiastas da unidade entre os vários nomes que querem disputar a prefeitura dizem que é preciso unificar para não deixar o caminho livre para Emília. Mas em Itabaiana o processo de passagem do rolo compressor governista é ainda mais pesado.

Ora, não é difícil perceber que não existe coincidência entre o episódio de um suposto enfrentamento envolvendo Valmir e o proprietário da Rio FM, Teixeira Caminhões, e o seu crescimento exibido na pesquisa IFP. As versões conflitantes, com testemunhas que garantem que não há veracidade alguma nas acusações de Teixeira, deixam no ar a hipótese de uma perseguição orquestrada ao filho de Francisquinho.

Outra forte evidência desse movimento foi a imediata repercussão em alguns setores da imprensa que possuem posição de maior enfrentamento a Valmir desde as eleições de 2022. O intervalo de tempo entre as supostas ameaças de Valmir a Teixeira e a divulgação do episódio somente com a versão do empresário foram minúsculos, dando a entender um possível entendimento e combinação prévia para o disparo da informação.

A Justiça Eleitoral precisa ficar atenta a esse e outros movimentos. Não é saudável que, faltando ainda quatro meses para o início do período eleitoral, a coisa comece a esquentar de maneira tão desproporcional em Itabaiana.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.