Possível candidatura de Weldo é o pesadelo de Kaká Andrade


25/04/2024 10:24

por Daniel Rezende

A três meses do início do período eleitoral, há uma unanimidade em Canindé de São Francisco: A pré-candidatura a prefeito de Kaká Andrade (PSD) ainda não caiu no gosto popular e convive com a indiferença de uma parte considerável do eleitorado canindeense.

Por mais que Política de Fato considere que o projeto do Andrade se encaixaria nas necessidades do município e até tenha explicitado essa posição em artigo anterior, é visível que as dificuldades de relacionamento político e a rejeição que o envolve, por uma série de fatores, impedem esse projeto de avançar para além da bolha política.

Nesse contexto, quem parece estar no aquecimento e “preparando as chuteiras” para entrar em campo é o atual prefeito Weldo Mariano (PT). Ele tem feito pesquisas de consumo interno que mostram um considerável crescimento na sua popularidade após meses de declínio e crise política que atingiram a si e ao município, por consequência.

A aproximação entre Weldo e Kaká, efetivada em 2023, tem sido uma faca de dois gumes, com um peso negativo maior para o segundo. Ao tempo em que Canindé melhorou administrativamente, politicamente essa junção afetou em cheio a pretensão política de Kaká. Até então ele era um nome de oposição que criticava incessantemente a gestão Weldo, gerando diversas polêmicas, principalmente no seu programa de rádio na Xingó FM, e dividia esse protagonismo com o pré-candidato Machadinho (União Brasil).

A partir da unidade entre Weldo e Kaká, o eleitorado enxergou a possibilidade de ter ocorrido ali uma manobra autoritária em que Weldo precisou recorrer à Família Andrade para “salvar” seu mandato de prefeito. Isso aumentou a rejeição de Kaká e trouxe a Weldo uma condição de vítima que antes não existia. Até ali ele era apenas um péssimo administrador.

É levando em consideração todos esses fatores que Weldo hoje se aquece para, mais à frente, colocar seu nome à disposição para uma reeleição e tentar convencer Kaká Andrade de que seu nome é o mais bem avaliado para enfrentar a disputa.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.