Justiça Eleitoral determina bloqueio de página do Instagram em São Cristóvão
Em decisão judicial de 15/05/2024, o juízo da 21ª Zona Eleitoral de São Cristóvão determinou que o perfil do Instagram denominado como @saocristovao_acontece fosse bloqueado. A conta possui 8.532 seguidores e está sendo acusada por divulgar Fake News em face de Júlio de Marcos Santana, como é conhecido, pré-candidato a prefeito da cidade do agrupamento de situação.
A conta efetuou uma publicação informando que a destinação de 30 ônibus elétricos, recebidos através do governo federal, eram todos para o município de Sáo Cristóvão, quando na verdade foram destinados para toda a região metropolitana, conforme postagem feita no Instagram do prórpio pré-candidato. Portanto, a justiça entendeu que a referida publicação teve o intuito claro de manipular os fatos, objetivando macular a imagem de Júlio.
Como de praxe, a decisão determinou, também, que o Facebook trabalhe para identificar o administrador do perfil, devendo informar os registros de acesso dos últimos 6 meses, além dos dados de cadastro.
A ação foi proposta pelo partido União Brasil, partido do pré-candidato, sob a justificativa de campanha eleitoral antecipada contra Júlio de Marcos Santana.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.