Pesquisa em Itabi: Dra Gabriella desponta na liderança, mas o número de indecisos deixa o jogo aberto


21/05/2024 09:06

por Redação Política de Fato

Em pesquisa realizada nos dias 16 e 17 de maio em Itabi, feita pelo Instituto CTAS Consultoria, registrada sob o número SE-02496/2024, observa-se uma boa vantagem da pré candidata a prefeita Dra Gabriella, esposa do deputado estadual Neto Batalha. Entretanto, o número de indecisos revela que a população itabiense ainda não conhece efetivamente os pré candidatos.

No cenário induzido, a situação é extremamente confortável para a jovem pré candidata, haja vista que seu nome foi citado por 47,5% dos entrevistados, sendo acompanhada por Edina do Povo, que pontuou 27,5%. Além disso, o pré candidato Diego Dória aparece em terceiro, com 4,7%, um fato surpreendente, uma vez que o ex secretário de obras do município ainda não tem divulgado de maneira incisiva sua pré candidatura. Logo após, Aldo Mota figura com 4,4% das intenções de voto.

Por outro lado, o fator mais controverso revelado pela pesquisa está nos percentuais do cenário espontâneo, quando o eleitor lembra espontaneamente do pré candidato, sem ajuda dos pesquisadores. Nesse cenário, Gabi aparece com 31,3% contra 14,9% de Edina do Povo. No entanto, o número de indecisos impressiona, 53,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votaria, o que demonstra que a grande maioria da população, até então, não foi convencida por nenhum dos pré candidatos.

No quesito rejeição, todos os pré candidatos estão tecnicamente empatados. Logo, não há nenhum pré candidato que se sobrepõe ao outro no confronto de rejeição, um ponto positivo para uma boa disputa.

A pré candidata Dra Gabriella indiscutivelmente tem uma vantagem muito boa, o que certamente fará com que tenha uma campanha tranquila e deva somente manter o ritmo adotado. Porém, se engana quem afirma que o jogo está decidido, visto que, embora bem desenhado, o cenário em Itabi evidencia que a população ainda vai de fato conhecer verdadeiramente os pré candidatos e, em respeito ao dinamismo da política, não tem disputa ganha até o dia 6 de outubro.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.