Pré-candidatura de Valadares levanta dúvidas sobre comprometimento partidário de Márcio Macedo


25/06/2024 10:59

por Daniel Rezende

Desde que o Partido dos Trabalhadores oficializou a pré-candidatura da jornalista Candisse Carvalho à Prefeitura de Aracaju, uma dúvida vem pairando no ar. Ela envolve o comprometimento do ministro e petista sergipano Márcio Macedo com o PT no processo pré-eleitoral e eleitoral da disputa pela prefeitura da capital sergipana.

Totalmente ausente do debate público sobre o tema, Márcio vem dando diversos sinais de que não está preocupado com o fortalecimento do partido em Aracaju. Isso porque, além de não participar de nenhum ato e de não declarar uma só frase em defesa da pré-candidata petista, ele ainda libera o seu principal assessor e presidente do Partido Solidariedade, Valadares Filho, para ensaiar uma pré-candidatura de coalisão com os demais partidos de esquerda e centro-esquerda.

Que Márcio e Rogério não “se bicam” há muito tempo, ninguém duvida. Mas que rusga é essa que faz um petista ministro do presidente Lula incentivar uma construção em torno de um partido tão inexpressivo como o Solidariedade? Ainda mais quando o seu partido já decidiu internamente, e por maioria, que terá candidatura própria e que ela será representada por Candisse?!

Se Márcio pretendia viabilizar uma outra construção, que a apresentasse nas vias internas do partido. Aliás, o próprio Macedo poderia ser esse nome, como foi sugerido pelo deputado federal e presidente do PT Sergipe, João Daniel, e pelo senador Rogério Carvalho, tendo em vista que havia um processo de construção do nome de Márcio para esse desafio desde 2020, quando este decidiu ser o candidato do PT na disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Construir fora do PT, incentivar indiretamente a Federação formada pelo PT com o PV e o PCdoB a embarcarem nesse projeto e liberar Valadares a dialogar com o intragável prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) são elementos de um verdadeiro tiro no pé e quem mais está adorando assisti-lo é a direita aracajuana, que vem nadando de braçadas rumo à vitória.

Abre o olho, Márcio!


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.